Você está aqui

Organizações da sociedade civil na televisão

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Novidades do Terceiro Setor






Domingo, 22 de abril, 10 da noite, São Paulo. Foi ao ar, no Canal 21, o resultado de uma parceria inédita, entre um canal da tevê aberta e uma organização do terceiro setor: o Fórum de Idéias para uma Cidade mais Solidária. Um programa de debates que pretende trazer para as telinhas domésticas mais do que discussões, mas propostas sociais práticas no âmbito dos três setores: público, privado e principalmente o da sociedade civil organizada.


O programa exibido no domingo é fruto de dois trabalhos, até então paralelos. Um, do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP. Com o Fórum Permanente do Terceiro Setor, o Centro traz, há três anos, temas para discussão em seu auditório, uma vez por mês. O outro é o 21 Abraça São Paulo, do canal local 21, que vem divulgando desde o ano passado, em seus intervalos comerciais, iniciativas do terceiro setor na cidade, no formato de “pílulas” - anúncios de 30 segundos.


A Coordenadora do 21 Abraça São Paulo, Cynthia Ferrari, se orgulha do projeto que já tem reconhecimento da ONU, mas lamenta a falta de concorrência:


- A atuação da grande mídia em relação ao terceiro setor hoje é zero. Os veículos vêm sendo mal aproveitados, e eles mesmos não entendem direito o que é o terceiro setor e o que está acontecendo.


O Canal 21 teve uma preocupação com o caráter jornalístico do programa. Além dos flashes transmitidos ao vivo durante a gravação do Fórum, no dia 17, a primeira edição começou com uma matéria explicando o que é o terceiro setor.


No debate, estiveram presentes: o Padre Lancellotti - da Casa Vida e da Pastoral do Menor -; o empresário Victor Siaulys (do Laboratório Aché e fundador da Associação de Deficientes Visuais Laramara); o economista e professor especializado em terceiro setor, Luiz Carlos Merege; além do Secretário da Assistência Social do município, Evilásio Cavalcante.


Segundo Jorge Duarte, um dos coordenadores do Senac para o projeto, de um modo geral, o que o encontro mostrou foi que, muitas vezes, existem diversas frentes de ação, com o mesmo tipo de atividade, atuando no mesmo bairro, e sem uma saber da outra. Se falta informação, Cynthia garante que não é na falta de público que as outras emissoras podem se justificar para não tratarem do tema. O Canal 21 manteve a audiência que teria normalmente no horário, em que estaria apresentando uma sitcom americana.


- Essa é a nossa parte de responsabilidade enquanto jornalistas e é o papel mais nobre que a televisão pode ter - considera Cynthia.


O tema da próxima edição do Fórum de Idéias será a Gestão Financeira das Ongs. A gravação acontecerá no dia 15 de maio, às 20h, no Auditório Nobre do Senac, na Rua Dr. Vila Nova, 228. A entrada é franca e quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo telefone do Senac-SP, (11) 6647-5151. O programa irá ao ar no domingo seguinte, dia 20, às 22h.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer