Você está aqui

Iniciativas negras em pauta

Autor original: Daniela Muzi

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

O Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Cândido Mendes – que desde 1973 atua no ensino, pesquisa, extensão, divulgação e documentação sobre a África e relações sociais no Brasil – está organizando II Fórum Inicativas Negras - Trocando Experiências. O fórum vai acontecer entre os dias 1º e 11 de outubro na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Serão onze dias de exposição e reflexão  sobre diversas iniciativas que têm sido implementadas no campo das relações raciais no Brasil.


O objetivo do encontro é promover uma maior aproximação entre acadêmicos e ativistas do Movimento Negro de todo o país. Segundo a coordenadora do fórum, Joselina da Silva, a situação da população negra no Brasil é mais preocupante do que parece ser. “O Brasil é visto como o país da democracia racial, o que não é verdade: aqui há muita discriminação. O primeiro passo é estimular a concientização do racismo e, a partir de então trabalhar a ascensão social do negro. O Fórum visa justamente congregar pessoas de várias partes do país para trocar experiências de ações que já deram certo - ou não - e dessa forma, aumentar a ligação entre ativistas e acadêmicos, que até então se fazia de forma incipiente.


A segunda edição do evento vai reunir pesquisadores e ativistas que discutirão os aspectos histórico e atual das diferentes experiências do movimento negro através de painéis, oficinas, grupos de estudos, mesas redondas e vídeos. O I Fórum Iniciativas Negras já teve bons resultado nesse aspecto, com intercâmbio de ações na área de saúde, por exemplo. Este ano, alguns dos temas abordados serão: direitos humanos, saúde, religião, políticas públicas, redação de projetos, elaboração e captação de recursos.


Para quem quiser participar do encontro e reside fora da área do Grande Rio de Janeiro, a organização do evento vai oferecer 25 bolsas. Os participantes selecionados receberão passagem, hospedagem, alimentação e ajuda de custo no valor de R$180. Para se candidatar é preciso ser membro de movimentos ativistas, de entidades que desenvolvam programas nas áreas das relações raciais e/ou mostrar interesse em desenvolver pesquisa nesta área.


Os interessados em concorrer às bolsas devem enviar currículo, uma carta de recomendação e uma síntese, com no máximo duas laudas, de algum trabalho que tenha sido desenvolvido ou que esteja em andamento nas áreas de relações raciais até dia 1º de agosto de 2001. Os documentos devem ser encaminhados para o Centro de Estudos Afro-Asiáticos – Fórum de Iniciativas Negras – Trocando Experiências aos cuidados de Suely Silva, Praça Pio X, 7, 7º andar, Cep 20.040-020 – Rio Janeiro.


Os candidatos que não forem selecionados também podem participar, desde que se responsabilizem por suas próprias despesas.


Mais informações sobre o fórum podem ser obtidas pelo telefone (21) 516-2916, pelo fax (21) 516-3072 ou pelos correios eletrônicos suelyms@candidomendes.br e joselina@candidomendes.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer