Você está aqui

O que fazer para afastar os adolescentes das drogas?

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Depois que quatro alunos foram expulsos da Escola Parque, localizada no Rio, por admitirem ter usado maconha, o Ministério Público Estadual recebeu uma grande quantidade de denúncias de consumo de drogas por estudantes. As reclamações partiram de pais e dos próprios alunos das escolas públicas e privadas do Rio. Mas antes mesmo do caso Escola Parque ser divulgado, a 2ª Vara da Infância e da Juventude já estava analisando em média, mensalmente, registros de cerca de cem adolescentes cariocas pegos fazendo uso de drogas.


"Talvez tenhamos que nos perguntar o que estamos oferecendo aos adolescentes para eles sentirem o prazer de viver. Quais os espaços que nossa sociedade oferece para se sentirem importantes e úteis, e para eles poderem se experimentar? Para os jovens é fundamental oferecer oportunidades, desafios que exijam esforço pessoal. Devemos provar que é possível tornar nossa sociedade melhor e que aos jovens cabe cumprir sua parte. Pensar e tratar os jovens como irresponsáveis, como pessoas que só querem se divertir, acaba favorecendo o uso de drogas, uma forma de radicalizar sua irresponsabilidade e sua procura de prazer e emoções fáceis", explica Lorenzo Zanetti, educador e coordenador do Serviço de Analise e Assessoria a Projetos (Saap / Fase).


Segundo o educador, ser grupo e estar comprometido com uma causa nobre são os ingredientes essenciais para a prevenção ao uso de drogas. "Podemos citar desde Pastorais de Igrejas voltadas para adolescentes até grupos que trabalham com teatro, circo, música, dança, capoeira e outras expressões artísticas capazes de desafiar os adolescentes a se superarem e de apontar outros valores que dão sentido à vida", acrescenta Zanetti, que alerta para o fato de que ao falar de drogas, estamos abrangendo também o álcool e o cigarro, que atingem mais os jovens que as drogas ilegais.


O Ministério Público cita como um bom caminho a ser seguido o Programa Especial para Adolescentes e Usuários de Drogas, idealizado a partir da experiência de mais de dez anos da Justiça americana. O jovem poderá optar: ou entrar no programa ou ser punido. O programa consiste no acompanhamento do adolescente e de sua família. Uma vez inserido no projeto, o jovem receberá suporte para tratamentos e educação, entre outras necessidades. Além disso deverá participar de audiências regulares com um juiz para receber elogios ou sanções. Popularizadas nos Estados Unidos, as chamadas Cortes de Drogas conseguiram reduzir o índice de reincidência de consumo de drogas em 75% e já são 700 instaladas em todo o país. Só serão beneficiados pelo programa os jovens primários que não tenham praticado crimes graves.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer