Você está aqui

Um Lar para Mim

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Com o objetivo de solucionar o problema daqueles que vivem em abrigos sem ter uma família, o Governo do Estado do Rio de Janeiro acaba de criar o programa Um Lar para Mim. O projeto pretende estimular que o servidor público estadual civil, militar ou aposentado adote uma criança ou jovem órfão ou abandonado.


Para isso é oferecido um auxílio até que o adotado complete 21 anos, podendo ser prorrogado até os 24, desde que sejam comprovadas matrícula e freqüência na universidade. No caso de portadores de deficiência ou do vírus HIV, o complemento salarial é permanente.


O processo de adoção seguirá os trâmites legais exigidos pelo Juizado da Infância e da Juventude. O auxílio varia de acordo com a idade e o estado físico e mental do adotado. Serão oferecidos três salários mínimos para os pais adotivos de crianças de 5 a 8 anos incompletos; quatro salários por crianças de 8 a 12 anos incompletos e cinco por acolhimento de adolescentes entre 12 e 18 anos e portadores de necessidades especiais ou do vírus HIV.


O benefício será suspenso em caso de maus-tratos, negligência, abandono, exploração ou abuso sexual, alcoolismo ou uso de drogas. Para verificar se a criança ou o jovem está sendo bem-tratado, será feito um acompanhamento pelo período de dois anos. Ao todo já foram inscritas 156 pessoas interessadas no projeto, tendo sido realizadas duas adoções.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer