Você está aqui

Semana da Luta Antimanicomial

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Uma programação intensa marca a semana de 12 a 19 de maio no Rio de Janeiro. E não é à toa. Essa é a Semana do Movimento pela Luta Antimanicomial. O movimento passa a contar com mais uma força nas suas lutas pela reintegração social do usuário de serviços de saúde mental, e contra o sistema de manicômios. O novo espaço de mobilização será na Internet, através do site da Apacojum (Associação dos Parentes e Amigos da Colônia Juliano Moreira), que estará indo ao ar a partir da segunda-feira, 14.


Na nova página, estará sendo inaugurado o Fórum Permanente sobre Saúde Mental Online. Na verdade, um ciberfórum - do qual todos os internautas poderão participar, sem a necessidade de se cadastrar. O tema dessa semana é justamente a reforma psiquiátrica. Ainda no site, futuramente a associação estará tornando disponíveis a história da Colônia Juliano Moreira, as novidades, através de uma revista online, e cursos para “cuidadores” de idosos, para outras instituições do interior.


Segundo Reinaldo Sant’ana, coordenador do projeto do site, a regulamentação dos cuidadores pelos governos – municipais, estaduais e federal - e a transformação das casas das instituições em lares de verdade são os próximos passos da reforma psiquiátrica. A recente sanção presidencial que recebeu a lei que acaba gradualmente com os manicômios é uma vitória, que levou 11 anos tramitando, mas ainda não é o ponto final.


- A tendência é que os departamentos de psiquiatria sejam englobados pelos hospitais gerais, e que sejam formadas equipes de saúde mental. Os usuários ainda poderão contar com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde poderão passar o dia – lembra Reinaldo, que já contabiliza seis desses centros hoje funcionando no Rio.


Como a coordenação nacional do Movimento está sob o comando da direção do Rio de Janeiro até o ano que vem, o calendário da semana privilegia a cidade. O endereço do novo site ainda não estava disponível até o fechamento desta edição, no entanto, os interessados em participar do ciberfórum, disponibilizado pela Rits, podem acessá-lo no endereço http://ciberforum.org.br:8080/~saude_mental.


O que vai acontecer durante a semana


A programação começa no sábado, dia 12, com uma feijoada no Clube da Esquina, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, o Ipub (Av. Pasteur, s/nº, nas imediações do Instituto Philippe Pinel). Antes da feijoada, as atividades já vão estar acontecendo, a partir das 9 da manhã, com uma partida de futebol. Durante o encontro, estarão se apresentando os Cancioneiros do Ipub, grupo musical formado por técnicos e usuários dos serviços de saúde mental.


Na terça, 15, duas mesas redondas serão realizadas no Ipub. Uma, a partir das 9h, irá discutir a mídia e a saúde mental. Para isso, contará com a presença de representantes da Rádio Revolução FM (do Instituto Nise da Silveira), do Canal Saúde (Fiocruz), e da TV Pinel. À tarde, estarão em debate os programas de lazer ligados à saúde mental, como são os próprios clubes.


Já na quarta-feira, a partir das 17h, um show com Lobão agitará o Instituto Nise da Silveira. Quem quiser participar pode retirar seu convite no instituto, que fica na Rua Ramiro Magalhães, s/nº, em Engenho de Dentro. Basta levar algum utensílio doméstico que contribua para a montagem dos lares que abrigarão os ex-internos. Para Reinaldo, que também é um dos coordenadores do movimento no Rio, o lazer é, além de uma discussão importante, uma atividade fundamental:


- Essa é uma semana voltada para a alegria. Quando se chora muito pelo leite derramado, pelos anos de tortura, você volta à diáspora. Queremos pensar para a frente, alfabetizando esses indivíduos em todos os sentidos, como dizia o Darcy (Ribeiro).


Um Seminário de Educação dentro do Processo de Saúde Mental marca a quinta-feira. O encontro será no Centro de Estudos da Juliano Moreira (Estrada Rodrigues Caldas, 3400, Taquara). A partir das 9h, acontecerá o pré-lançamento do livro “Saturação”, de Leon Clement Rousseau, que fala sobre a luta antimanicomial.


À tarde, serão apresentados os resultados do programa de educação que vem sendo desenvolvido no último ano e meio de trabalho do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial. Estarão presentes representantes da Coordenação de Saúde Mental do Município, da Secretaria de Educação do Estado, e do Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) de Ribeirão Pires (SP), que irão apresentar seus projetos voltados para a saúde mental.


Na sexta-feira, 18, há mais debate. Outra mesa-redonda no Ipub, a partir das 9h, vai contar com a presença de Nilton Freire, usuário dos serviços, Pedro Gabriel, Coordenador Nacional de Saúde Mental, e Domingos Sávio, presidente do Instituto Franco Basaglia. E a partir das 14h, um encontro do Movimento pela Luta Antimanicomial do Rio, na Cinelândia, pretende reunir todos os Centros de Atenção Psicossocial e os serviços de saúde mental interessados, para mostrarem seus trabalhos. O encontro vai ter a cobertura da TV Pinel e também será animado pelos Cancioneiros do Ipub.


No sábado, dia 19, o Clube de Lazer da Colônia Juliano Moreira abre as portas para o público, com atividades esportivas pela manhã e shows musicais durante a tarde. Estarão presentes os Cancioneiros do Ipub, a cantora Valkíria Mota, e a Velha Guarda da Mocidade Independente junto com a Escola de Samba União do Parque Curicica.


Fechando as comemorações, no dia 21, às 18 horas, haverá uma sessão na Assembléia Legislativa que homenageará a "Rádio Revolução FM, 105.5" por serviços prestados na área da Saúde. 


Os eventos estão abertos a quem estiver interessado. Os organizadores esperam estar promovendo a confraternização de todos os serviços de saúde mental.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer