Autor original: Felipe Frisch
Seção original:
Entre 28 de maio e 1º de junho, estudiosos de diferentes áreas vão estar reunidos em Recife para debater a miséria no mundo. É o Seminário Internacional “A Polifonia da Miséria: uma Construção de Novos Olhares”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco junto com o Laboratório de Estudos do Imaginário da USP e a Fundação Konrad Adenauer. Os organizadores querem atender a duas necessidades. Primeiro, alcançar uma maior compreensão sobre as condições de produção de miséria no mundo, em toda sua diversidade de conflitos e dimensões. Depois, a de se reverem as interpretações e explicações feitas pelos cientistas sociais que, de modo geral, enfocam o fenômeno da pobreza apenas sob a ótica de uma de suas características: política, econômica ou social”.
O Seminário está estruturado em torno de seis assuntos, dispostos em oito mesas redondas e duas conferências: Pobreza/Miséria e Exclusão Social; Pobreza/Miséria - Imagens da Intolerância; Pobreza/Miséria, Espacialidade e a Questão do Outro; Movimentos Religiosos, Movimentos Populares e Violência; Cultura e Pobreza/Miséria; e Novos Caminhos para a Inclusão Social: economia solidária, gestão pública não-estatal e democracia eletrônica. Estarão presentes intelectuais e ativistas de diferentes partes do Brasil, da América Latina e da Europa, que têm trabalhado com o tema seja na pesquisa seja na intervenção prática. O evento ocorrerá no Auditório Benício Dias, da Fundação Joaquim Nabuco (Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte).
Mais detalhes estão à disposição no site da Fundação Joaquim Nabuco (www.fundaj.gov.br/polifonia). Dúvidas podem ser tiradas pelo correio eletrônico polifoni@fundaj.gov.br, ou por telefone (81) 3441-5900, ramais 299, 310, ou 313.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer