Você está aqui

Múltiplas ações

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Dar uma alternativa de vida aos adolescentes de Vigário Geral serviu como carro-chefe do projeto do GCAR. O que muitos não esperavam é que em tão pouco tempo suas ações pudessem ganhar um importante espaço na mídia e na própria cidade.


Além da banda principal do Afro Reggae, o grupo conta ainda, em Vigário Geral, com o Afro Reggae II, composta por adolescentes de 12 a 17 anos, e que busca atuar na ausência da banda principal em eventos de cunho social, misturando ritmos nordestinos com o funk e samba cariocas.


Os pequeninos do bairro também não foram esquecidos, pois fazem parte do Afro Lata, grupo de crianças de 10 a 15 anos que utiliza latões de óleo, baldes de plástico e tonéis para composição de músicas.


Contando com um centro cultural no coração de Vigário Geral, o GCAR possui ainda oficinas convencionais (dança, capoeira, percussão, grafite e DJ), uma usina musical (formação teórica e prática em música), um projeto para jovens empreendedores e um programa de saúde.


A preocupação com a divulgação de suas atividades é visível. Tanto é verdade que o jornal do GCAR não foi esquecido: hoje o Afro Reggae Notícias é distribuído gratuitamente e tem tiragem de 15 mil exemplares. Além dele, o grupo conta ainda com o AfroNet (página do GCAR na Internet), uma assessoria de imprensa e o programa de rádio Baticum, feito em parceria com alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Fora dali, o GCAR também marca presença no Morro do Cantagalo, onde atualmente vem desenvolvendo o projeto "Levantando a Lona", que procura envolver os jovens da comunidade em atividades circenses. A idéia é formar uma trupe circense, craque em malabarismo, acrobacias, equilibrismo e palhaçadas.


Já na Cidade de Deus, jovens da Banda Afro Reggae II atuam na Casa Santa Ana, tocando percussão junto com o coral de idosos da instituição.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer