Você está aqui

A relação do portador de deficiência com o esporte

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets






Não é apenas para jovens carentes que o esporte representa um excelente ponto de partida para a reinserção na sociedade. A prática é fundamental para que portadores de deficiência redescubram a sua vida social.


"É nesse campo que os portadores colhem as melhores provas de sua capacidade de potencialização e reabilitação. A partir do momento em que enfrentam suas próprias limitações físicas, começam a procurar também outras atividades que até então julgavam inatingíveis: trabalhar, namorar, casar, estudar e conhecer novos amigos", acredita Steven Dubner, coordenador da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), pioneira no Brasil em várias modalidades de esportes voltadas para essa parcela da população.


A associação conta com a participação de 100 atletas, que atuam nas mais variadas atividades esportivas: basquetebol em cadeira de rodas, atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, iatismo, halterofilismo e voleibol sentado. As idades variam de 5 a 55 anos, sendo que 90% das pessoas têm baixo poder aquisitivo.


Em 19 de junho, a organização estará promovendo o Seminário Internacional Vencendo Deficiências, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Serão debatidos, entre outros temas, a superação de crises e motivação dos portadores de deficiência e a legislação trabalhista e mercado de trabalho para esse grupo social. Além disso, será realizada palestra com um atleta paraolímpico americano.


Os interessados em participar do evento, que terá um custo de R$ 210 (incluindo estacionamento, material didático, coffe-break e certificado), podem ligar para (11) 5505-6003 ou mandar uma mensagem. Mais informações também podem ser obtidas junto à ADD pelo telefone (11) 3862-7143 ou por correio eletrônico.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer