Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Na sua última edição, em 1999, o prêmio Itaú-Unicef contou com a participação de 732 entidades. O grande vencedor naquele ano foi o programa "Erradicação do Trabalho Infantil Garimpo Bom Futuro", desenvolvido pelo Conselho de Monitoramento para Erradicação do Trabalho Infantil na zona rural de Ariquemes, em Rondônia.
O projeto criou uma escola para 263 crianças e jovens que deixaram o garimpo para estudar. Lá, alunos de 7 a 14 anos passam o dia entre as salas de aula e atividades culturais, esportivas, de técnicas agrícolas, além de reforço escolar. Todos fazem as três refeições diárias no local.
Os outros vencedores foram o "Programa Escola de Cidadãos", em Fortaleza, na categoria "Ações Complementares à Escola"; o projeto "Estatuto do Futuro", do Rio de Janeiro, na categoria "Mobilização pela Educação"; e o programa "Formação de Professores Indígenas no Parque Indígena do Xingu para o Magistério", desenvolvido em São Paulo, na categoria "Formação Continuada de Professores e Educadores e/ou Produção de Material de Apoio".
Dificuldades Financeiras
Apesar de contemplar o vencedor com R$ 60 mil, a iniciativa ainda não conseguiu garantir a continuidade de alguns projetos nos anos seguintes.
Premiado pelo Itaú-Unicef em 1999, o "Projeto Estatuto do Futuro", elaborado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), do Rio de Janeiro, chegou a envolver, ao longo de quatro anos, mais de 300 escolas, atendendo cerca de 24 mil crianças em todo o Estado do Rio.
"Notamos que havia um total desconhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso resolvemos elaborar um material para divulgá-lo em várias escolas do Rio", conta Lúcia Luiz Pinto, socióloga e consultora do Cecip.
"Produzimos um kit contendo uma cartilha e um vídeo com informações diferenciadas para crianças, adolescentes e também para os agentes que trabalhavam conosco", explica, acrescentando que o projeto foi responsável pela formação de cursos de capacitação e espaços de socialização da população infanto-juvenil.
Mesmo assim, hoje o Estatuto do Futuro do Cecip encontra-se parado por falta de investimentos. "A verba acabou, não temos como financiar capacitadores e o gasto com transporte e material didático é bem elevado", lamenta Lúcia.
Livro
"Prêmio Itaú-Unicef - 95/97/99 - Três Edições de Reconhecimento e Conquistas". Esse é o título do livro lançado no início de maio para celebrar mais uma edição do evento.
Na publicação, o leitor poderá encontrar dados específicos sobre os 42 projetos vencedores do Prêmio Itaú-Unicef em suas três edições, além da relação completa dos mais de mil concorrentes. O livro também contém gráficos e mapas que indicam a realidade educacional no Brasil, dando destaque ao impacto e à repercussão do prêmio em todo o país.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer