Autor original: Marcos Lobo
Seção original:
Uma reportagem veiculada no SP-TV do dia 7 de junho marcou o início de uma campanha que pretende levar até 5 mil toneladas de alimentos para os flagelados da seca na região do semi-árido, no Nordeste.
Depois de assistirem a uma matéria com uma família vinda de Alagoas em busca de emprego em São Paulo – e que ficou vários dias sem ter o que comer –, segmentos da população paulistana se reuniram para arrecadar alimentos e enviá-los para o Nordeste.
A iniciativa, que conta com o apoio da CNBB e da Cáritas Brasileira, foi lançada dois dias após a transmissão da reportagem do SP-TV. Na ocasião, foi montado um Ponto Provisório de Arrecadação na Praça da Sé que arrecadou, das 12 horas de sábado até as 22 horas de domingo, aproximadamente 22 toneladas de alimentos.
"De início, estamos praticando um ato de solidariedade com essas pessoas, mas no futuro queremos que isso se transforme na formação de uma consciência crítica sobre o problema", resume o secretário Regional da Cáritas em São Paulo, Antenor Carlos Rovida.
Como a resposta da população foi muito positiva, o movimento buscou apoio das paróquias do Estado de São Paulo, convocando os padres a lançarem a campanha nas missas de Corpus Christi.
De acordo com o secretário, a participação da população tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. "Desde que a campanha foi lançada, muita gente tem nos procurado para colaborar", afirma Rovida, acrescentando que terá uma reunião na próxima segunda-feira com o comando da Polícia Militar de São Paulo, que também se mostrou interessada em contribuir.
Em outra reunião, programada para hoje em Brasília, a Cáritas Brasileira e outras entidades envolvidas no movimento vão decidir se a campanha se estenderá a outros estados. "Nada foi decidido, mas acredito que isso irá acontecer", prevê Rovida. Até o fechamento desta edição, a organização ainda não tinha definido se a campanha terá abrangência nacional.
Números que chocam
Até agora, duas carretas já saíram de São Paulo em direção a Alagoas e Pernambuco. O interior do estado também está participando: somente a cidade de São José dos Campos arrecadou 40 toneladas de alimentos.
A situação de miséria na qual vivem cerca de 11 milhões de pessoas é impensável para muitos que não conhecem a realidade do Nordeste brasileiro. Números divulgados pela Cáritas Brasileira alertam que mais de 800 municípios da região já estão em estado de emergência por causa da seca.
"Podemos dizer que 80% dessa população encontra-se numa situação extremamente difícil. Essa talvez seja a pior seca dos últimos 70 anos", revela Rovida. Somente no estado do Piauí, considerado um dos mais pobres do Brasil, cerca de 120 municípios encontram-se em situação de calamidade pública.
"Para se ter uma idéia da situação, fiquei sabendo há pouco que a carreta com alimentos chegou ao interior pernambucano escoltada pela polícia, para evitar saques", conta ele, dando a dimensão do desespero da população local.
Além da CNBB, outras Igrejas e organizações da sociedade civil já estão participando da campanha, entre elas a PUC-SP, a Associação das Escolas Católicas e o Centro de Voluntariado de São Paulo.
A meta é superar a campanha realizada em 1998, que totalizou 2.600 toneladas de alimentos. A organização acredita que a campanha deste ano atinja 5 mil toneladas. No site www.cnbbsul1.org.br é possível visualizar o quadro geral de arrecadação, que hoje já chega a 100,5 toneladas.
Como contribuir
Aqueles que moram no Estado de São Paulo e têm interesse em contribuir para a Campanha de Solidariedade aos Flagelados pela Seca no Nordeste devem procurar qualquer Igreja Católica na sua região ou entrar em contato com a Central de Coordenação de Arrecadação, que fica no Arsenal da Esperança, na Rua Dr. Almeida Lima, 900, Brás, em São Paulo. O telefone é (11) 6694-5444.
Para quem mora fora do Estado de São Paulo, as contribuições podem ser feitas a partir de depósito na conta corrente 222000-8, agência 3475-4, do Banco do Brasil, em nome da Cáritas Brasileira. Mais informações pelo telefone (11) 3619-3422.
Postos de Arrecadação
Rádio Nove de Julho. Tel.: (11) 3932-3998;
Jornal O São Paulo
Avenida Higienópolis, 890. Tel.: (11) 3826-012
Teatro Tuca, da Pontifícia Universidade Católica
Rua Monte Alegre, 1.024. Tel.: (11) 3670-8453
Cúrias Regionais e Diocesanas da Grande São Paulo:
Região Belém
Av. Álvaro Ramos, 366 (Belém)
Região Brasilândia
Av. Rodrigues Blandy, 25 (Itaberaba)
Região Ipiranga
Rua Xavier de Almeida, 818 (Ipiranga)
Região Lapa
Rua Afonso Sardinha, 62 (Lapa)
Região Santana
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 761
Região Sé
Avenida Pacaembu, 954 (Pacaembu)
Campo Limpo
Rua Louis Boulanger, 173 (Campo Limpo)
Guarulhos
Avenida Gilberto Dini, 20 (Bom Clima)
Mogi das Cruzes
Rua Ipiranga, 1469 (Jardim Santista)
Osasco
Avenida Santo Antonio, 1090 (Bela Vista)
Santo Amaro
Avenida Mascote, 1171 (Jd. Prudência)
Santo André
Praça do Carmo, 36 (Centro)
Santos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 254 (Macuco)
São Miguel Paulista
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11
Paróquias da Grande São Paulo:
Templo Budista da Liberdade - Rua São Joaquim, 285 (Liberdade). Tel.: (11) 278-4345
Igreja Presbiteriana Independente de Itaquera
Igreja Luterana - Avenida Rio Branco, 34. Tel.: (11) 223-2097
Congregação Israelita Paulista - Rua Antonio Carlos, 653. Tel.: (11) 3218-1299
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo do Campo. Tel.: 4127-39-22 (procurar Giuliana ou Soraya)
Sede Regional de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Avenida Encarnação, 290, Piraporinha, Diadema. Tel.: 4066-64-68 (procurar Dinéia)
Sede Regional de Santo André do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Rua Senador Fláquer, 813, Centro, Santo André. Tel.: 4990-3052 (procurar Nanci)
As 380 escolas católicas do estado - AEC - Associação das Escolas Católicas - Tel.: (11) 3825-7126 ou 3825-7317
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer