Autor original: Daniela Muzi
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Para valorizar o trabalho de jovens vencedores do Prêmio Global 500, do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep), a ONG Horizons Communications e a Environmental News Service (ENS) se uniram para criar, em 5 de junho - comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente - o Balcão Juvenil de Notícias Ambientais.
O Prêmio Global 500 foi criado em 1987 para mostrar os avanços ambientais de indivíduos e organizações do mundo todo. Desde o primeiro ano do prêmio, 719 pessoas – entre adultos e crianças – foram homenageadas, além de diversas entidades.
Já a Horizons Communications é uma organização sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de filmes. Ela dedica-se ao estímulo e à disseminação de casos bem-sucedidos relacionados ao meio ambiente, ao desenvolvimento social e à saúde. Está ligada às Universidades de Harvard e Yale, Unep, UNPD e Unicef.
A ENS, por sua vez, é uma rede de notícias ambientais de alcance global, criada em 1990, com sede nos Estados Unidos. A agência publica conteúdos de correspondentes espalhados pelo mundo.
Como as duas organizações lidam com meio ambiente, foi fácil unir as forças. A Horizon fez uma parceria com a ENS para lançar o Balcão Juvenil de Notícias Ambientais, onde serão veiculados os artigos publicados no Balcão de Notícias, produzidos por jovens de diversos países.
Segundo Roberta Paro, pesquisadora de estudos de casos para a Horizons Communications, o objetivo do Balcão Juvenil é estender e publicar os avanços conseguidos pelos homenageados no Global 500 na categoria Jovem, assim como engajar moças e rapazes do mundo todo que estão ajudando a melhorar o meio ambiente. “É uma chance de atingir mais e mais pessoas e partilhar uma consciência ambiental que pode trazer mudanças positivas tanto local quanto globalmente. A intenção maior aqui é o engajamento de jovens na questão ambiental. É uma oportunidade de exercer cidadania”, comemora Roberta.
O Balcão será uma seção dentro do site da ENS que conterá artigos, matérias e reportagens de jovens de até 19 anos. Em reconhecimento ao seu trabalho sobre proteção ambiental, os jovens vencedores do prêmio Global 500 (de edições passadas e da atual) serão convidados a participar com artigos. As reportagens deverão ser sobre projetos ambientais bem-sucedidos. Os assuntos vão da eficiência energética à redução da poluição industrial, da preservação da biodiversidade às práticas agrícolas. Os textos deverão ter de 600 a 700 palavras. Os conteúdos veiculados no site serão traduzidos para espanhol, inglês, alemão, português, sueco, mandarim, swahili, francês, Nepal, punjabi e hindu. A intenção é estender para outras línguas.
Todas as reportagens enviadas serão revisadas por uma equipe de sete membros escolhidos pela ENS e pela Horizon. Pelo menos um artigo será veiculado por mês. Os jovens repórteres terão o seu nome publicado e ganharão uma gratificação no valor de US$ 50. O material deve ser enviado no primeiro dia de cada mês. A escolha será feita no dia 15.
Os jovens repórteres podem mandar artigos, junto com um breve currículo pessoal, para o balcão editorial do ENS. O correio eletrônico é news@ens-news.com. No campo de assunto da mensagem, escreva “Youth Desk”.
Soluções compartilhadas
A Horizon Communications também pretende difundir boas soluções para problemas nas áreas de meio ambiente, saúde, desenvolvimento e população. Na seção “Submit Solution”, dentro do seu site, a organização recebe estudos de casos. Qualquer pessoa, pesquisador ou organização pode cadastrar seus trabalhos, que serão analisados e ficarão disponíveis no site “para que sejam difundidos, não se limitem apenas às suas fronteiras e possam ser multiplicados, conectando pessoas com problemas comuns em partes diferentes do mundo, para que seus esforços, tempo e dinheiro não sejam desperdiçados em vão”, finaliza Roberta Paro.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer