Você está aqui

Doação de solidariedade

Autor original: Daniela Muzi

Seção original: Novidades do Terceiro Setor








Atender pelo menos uma criança carente encaminhada pela Pastoral da Criança, durante um ano, gratuitamente. Essa é a principal meta a ser atingida pelos médicos e dentistas que participam da campanha “Homeopatia Solidária – saúde para as nossas crianças”. A idéia é uma iniciativa dos homeopatas – médicos, dentistas e farmacêuticos, que segundo o coordenador da campanha, o médico Francis Mourão, é antiga no meio. A maioria dos homeopatas já participam de atendimentos voluntários, mas, não de uma maneira oficializada e unificada como acontece agora com o surgimento da campanha.


“Eu apresentei à Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) essa idéia de fazermos uma campanha de solidariedade onde poderíamos oficializar os trabalhos que os homeopatas já desenvolvem e contribuir com o as comemorações do Ano Internacional do Voluntariado”, relembra Francis.


A opção pela homeopatia no serviço público ainda é muito limitada, mas Francis acredita que a campanha pode mudar este quadro, além de oferecer à população menos favorecida a possibilidade de usufruir os bons resultados que o tratamento homeopático pode oferecer em termos médicos, odontológicos e farmacêuticos. “Temos que considerar que a medicação homeopática tem um custo muito baixo, variando em torno de R$ 7 a R$ 10 o frasco”, demonstra Francis.


Os pacientes que irão participar da campanha serão selecionados e encaminhados pela Pastoral, através de seus líderes regionais. Estes pacientes procurarão o médico ou dentista indicado pela Pastoral, portando uma uma ficha de encaminhamento e serão atendidos nos locais de trabalho dos profissionais (consultórios, ambulatórios, hospitais, escolas etc.), dependendo do lugar em que cada profissional determinar o atendimento, ao se cadastrar na campanha. O termo "crianças" está enfatizado na campanha porque representa o público principal da Pastoral da Criança - que também atende a gestantes e adultos. Assim, os adultos não ficarão de fora da campanha, podendo ser atendidos de acordo com a disponibilidade de cada médico ou dentista cadastrado.


As pessoas que não estiverem no quadro de atendimento da Pastoral e desejarem ser atendidas, devem procurar uma diocese para se cadastrar. Os pacientes terão acesso ao atendimento homeopático - uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) há mais de 20 anos. Francis ressalta: “Cabe lembrar que o tratamento homeopático visa restabelecer a saúde do paciente como um todo e não somente de um órgão ou região do corpo, como faz normalmente um especialista de outra área. A homeopatia resgata o trabalho do antigo clínico geral”.


Receptividade


Perto de completar dois meses, –  a campanha foi lançada no dia 14 de junho – a iniciativa já conseguiu atingir nove estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul e Sergipe. Apesar de o processo de mobilização ser demorado, pois implica em um contato direto com cada profissional, os bons resultados já estão aparecendo e a campanha está sendo bem recebida. Até agora já são 143 médicos, 50 farmácias e 15 dentistas cadastrados. Mas o coordenador da campanha faz um apelo: “precisamos muito da ajuda da mídia no sentido de estar divulgando a campanha, além de todo o trabalho que estamos realizando para contatar cada um dos homeopatas no país”.


A ajuda tem que acontecer mesmo, pois um dos objetivos da Homeopatia Solidária é mobilizar no mínimo 3000 homeopatas em todo país em um ano - tempo inicialmente previsto para a duração da campanha. A continuidade vai depender do seu próprio andamento, da aceitação por parte da população atendida e da disponibilidade de recursos financeiros. Mas, para Francis, no que depender dos médicos profissionais que participam da campanha ela vai continuar após o prazo de um ano.


A campanha permite uma maior divulgação da homeopatia, mas Francis garante que a vantagem não é só essa. “O maior ganho para todos será a possibilidade de participar de uma ação social que tem por objetivo ajudar de maneira efetiva na construção de uma sociedade melhor e mais saudável”, garante Francis.


Os médicos e dentistas interessados em participar ou obter informações sobra a Homeopatia Solidária devem ligar para a central de atendimento da campanha 0800- 645-1030 ou se inscrever através do site Homeopathicum.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer