Você está aqui

América Latina debate rumos do terceiro setor

Autor original: Daniela Muzi

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Entre os dias 12 e 14 de setembro, Buenos Aires será palco de discussões envolvendo as “Perspectivas Latino-Americanas sobre o Terceiro Setor”, tema do III Encontro da Rede Latino-Americana e do Caribe da Sociedade Internacional de Pesquisa do Terceiro Setor (ISTR). A Rede, criada em 1996, durante a Conferência Internacional do ISTR no México, reúne pesquisadores ligados ao estudo de temas sobre o terceiro setor, sociedade civil e filantropia. O primeiro encontro, em 1998, foi realizado no Rio de Janeiro; o segundo, em Santiago do Chile  - em 1999. Desta vez, o país escolhido é a Argentina.


Segundo Cinthia Shammah, da Secretaria do III Encontro, o evento pretende enfatizar a reflexão em torno das características próprias que assume o desenvolvimento do terceiro setor na região e o modo como têm sido registradas pelas pesquisas nos últimos anos. Em cada eixo, propõe-se – a partir dos estudos de casos que se apresentam – avançar em um debate crítico a respeito das idéias e dos modelos que têm produzido conhecimento sobre o setor na América Latina e no Caribe. Será feito um balanço de todas as teorias e metodologias que têm sido utilizadas nas pesquisas sobre este campo, sua produtividade, adequação, limites e obstáculos que apresentam. Com o evento, pretende-se construir uma agenda de pesquisa a ser cumprida nos próximos anos, com prioridades específicas sobre a organização da sociedade civil.


O encontro será divido em quatro eixos temáticos. Em “Perfis próprios do voluntariado na América Latina e no Caribe”, será abordado o movimento de voluntariado nestes países: quantos são, em que trabalham, como conciliam trabalho voluntário com o emprego e o desemprego e qual a sua contribuição para reconstruir laços sociais e recriar a solidariedade.


No eixo “Relações de cooperação ou conflito do terceiro setor com o Estado e/ou o mercado e suas contribuições para a igualdade social”, os trabalhos irão tratar de casos de organizações e “subsetores do terceiro setor” – como educação, saúde, desenvolvimento social – e suas ligações com o Estado e o mercado, além de seu impacto na provisão de serviços e no combate à pobreza.


O terceiro eixo tem como título “Experiências de participação e a incidência em políticas públicas”. Nele, será analisada a atuação das organizações que formam um canal de acesso à cidadania e contribuem para o bem-estar coletivo, fomentando e sugerindo políticas públicas.


O último ponto abordado será a “Influência das religiões no desenvolvimento do terceiro setor”, em que serão observadas as influências que as Igrejas e os componentes religiosos geram no desenvolvimento e no funcionamento das organizações do terceiro setor na América Latina e no Caribe.


Até agora, 40 trabalhos estão escritos e 32 palestrantes agendados, entre eles Leilah Landim, do ISER, e Sergio Goes de Paula, sócio-fundador da Rits. A palestra inaugural, no dia 12, será realizada na Sociedade Central de Arquitetos; as dos dias 13 e 14, na Universidade Católica Argentina. Só haverá tradução no primeiro dia do evento. Nos demais, as exposições serão em espanhol.


O valor da taxa de inscrição é de U$S 50, que devem ser pagos até o dia 1º de setembro, em espécie ou em cheque nominal ao Centro de Estudos do Estado e da Sociedade (Cedes). Neste valor estão incluídos os gastos com o material e com o CD contendo os trabalhos inscritos no III Encontro. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do evento, com Inés González Bombal ou Cinthia Shammah, pelos telefones (54-11) 4865-1701 e (54-11) 4865-1704, pelo fax (54-11) 4862-0805 ou pelo correio eletrônico socivcedes@arnet.com.ar.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer