Você está aqui

Seminário sobre Aproveitamento de Resíduos no Rio

Autor original: Felipe Frisch

Seção original:

O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, vai realizar durante os dias 20 e 21 de agosto, o I Seminário Internacional de Aproveitamento de Resíduos - Desafios e Oportunidades. Organizado pela Coordenação de Projetos com ênfase na Economia-Sócio-Ambiental, o encontro tem como proposta servir de alimento para o debate em torno da elaboração da Lei de Política Nacional de Resíduos pela Comissão Especial instalada na Câmara dos Deputados. Segundo os organizadores, a oportunidade é grandiosa porque "o mau aproveitamento destes materiais pela economia brasileira reflete um baixo nível de inovação e pouca sensibilidade aos novos mercados". Serão abordadas questões como a distinção entre a responsabilidade pós-consumo e a do gerador, transportador e gerenciador de resíduos. Essas dinâmicas serão expostas junto a cases dos diversos setores envolvidos, fazendo um contraponto com a experiência internacional.


No segundo dia, estará presente o próprio relator da Comissão Especial, deputado Emerson Kapaz. Do debate, resultará um documento com propostas de encaminhamento dos trabalhos. Dentre os temas já programados, estarão sendo discutidos temas como os mecanismos jurídicos para regulação, mecanismos econômicos de incentivo, a sociedade como tomadora de decisões, campanhas educacionais e elucidativas, modelos de parceria entre o setor público e privado, além da proposta de instituição do conceito chamado de "poluidor-pagador". Estão sendo esperados para o encontro representantes de todos os setores da sociedade, já que a discussão pretende produzir resultados em todas as áreas.


O encontro começa às 8h30 na segunda-feira, e às 9h na terça, no auditório do edifício-sede da Fundação Getúlio Vargas (Praia de Botafogo, 190, 14º andar), que tem lotação máxima de 150 pessoas.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer