Autor original: Marcos Lobo
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Imagine ir para o trabalho todos os dias em um ônibus que não é movido a óleo diesel. Esta possibilidade está mais próxima da realidade dos brasileiros do que se imagina. Em cidades ecologicamente corretas, todos os veículos cujos motores fazem parte do “ciclo diesel” poderão circular movidos a um combustível alternativo: o biodiesel.
Empregado a partir de qualquer tipo de óleo vegetal - incluindo óleos de soja, amendoim, babaçu e girassol, entre outros –, o biodiesel pode ser utilizado em motores de caminhão, ônibus, tratores e máquinas agrícolas. No Nordeste, crescem as experiências que utilizam o produto a partir da mamona, plantada em regiões afetadas pela seca.
Na Alemanha, já existem cerca de 800 postos de abastecimento de biodiesel e a previsão é de que até o final do ano outros 200 estejam funcionando. Já nos Estados Unidos, as esquinas das ruas 3 e 23, em São Francisco, viraram o novo “point” dos motoristas ecologicamente corretos.
Aqui no Brasil, projetos semelhantes vêm sendo desenvolvidos há pelo menos vinte anos e já responderam por uma produção de 300 mil litros de biodiesel. Em Fortaleza (CE), o professor Expedito Parente coordena a usina-piloto da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), que promete ser um centro de excelência na produção de biodiesel no país.
Em entrevista à Rets, Expedito Parente falou sobre as vantagens do uso do biodiesel e as dificuldades naturais encontradas em um país de “mentalidade petrolífera”. “A motivação para dar prosseguimento ao projeto vem dos relevantes impactos sociais que a mamona pode provocar como fator de geração de ocupação e renda no semi-árido nordestino”, afirma.
O professor apóia a elaboração de um plano nacional para a produção do biodiesel, mas alerta para o projeto não seguir os mesmos passos do Proálcool: “Temos que ter o cuidado para evitar a parte negativa do Programa Nacional do Álcool”.
Rets - A partir de que matérias-primas pode-se produzir o biodiesel?
Expedito Parente - Qualquer tipo de óleo vegetal pode ser empregado como matéria-prima para a produção do biodiesel. E aí estamos falando de óleos de soja, amendoim, babaçu, mamona, colza, girassol, algodão etc.
Rets - A mamona tem sido bastante utilizada no Nordeste, para a produção do biodiesel. Que efeitos essa atividade traz para a região?
Expedito Parente - A mamona passou a ser cogitada para a produção de biodiesel muito recentemente. A motivação para dar prosseguimento ao projeto vem dos relevantes impactos sociais que a mamona pode provocar como fator de geração de ocupação e renda no semi-árido nordestino. É um mecanismo capaz de erradicar a miséria no campo e que tem como pano de fundo um mercado energético que pode ser considerado ilimitado. Da mesma forma, os aspectos ecológicos são todos favoráveis.
Rets - O biodiesel pode ser usado somente em motores de caminhão?
Expedito Parente - O biodiesel pode ser aproveitado em qualquer motor do ciclo diesel, onde se incluem os motores de caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas, máquinas de construções civis, trens, navios, além de automóveis utilitários.
Rets - No início do mês, a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) se mostrou interessada na criação de um plano nacional para a produção do biodiesel. O que falta para que o plano seja lançado?
Expedito Parente - Nós estamos entrando em contato com esta e outras associações para criar força política. A própria Petrobras terá que se manifestar a favor para homologar o novo combustível. As unidades que estamos criando no Nordeste servirão para acelerar esse processo.
Rets - Se o biodiesel traz inúmeras vantagens tanto para o meio ambiente como também para a própria economia brasileira, por que o seu uso ainda é limitado no país?
Expedito Parente - No Brasil, por uma série de razões, o preço do óleo diesel é o mais barato do mundo. Como exemplo, tem-se o fato de que, dependendo de cada região brasileira, o litro do óleo diesel pode custar entre 35 a 40 centavos de dólar, enquanto na Europa o preço varia entre 80 a 90 centavos de dólar. É por isso que, com esse preço baixo, fica mais difícil implementar o biodiesel no país. Acredito que, em um curto espaço de tempo, seria mais promisor passar a exportar o biodiesel brasileiro. De qualquer forma, o uso do biodiesel no país terá de ser feito, mesmo contrariando a vontade de pessoas de visão curta, quer dizer, pessoas que ainda têm uma “mentalidade petrolífera”.
Rets - Como andam os trabalhos da usina-piloto do Nutec?
Expedito Parente - Já tinhamos há vinte anos uma planta-piloto que produziu mais de 300 mil litros de biodiesel para os testes de aplicabilidade. No entanto, essa unidade acabou sendo desmontada e foi sucateada. No momento, estamos fabricando uma outra unidade com base em tecnologias mais atualizadas, especialmente a respeito de automações e uso de recursos da informática. Se os recursos financeiros forem disponibilizados – e esperamos que isso aconteça – dentro de 90 dias concluiremos uma planta que deverá ser considerada de excelência.
Rets Além do que vem sendo realizado pelo Nutec, existem outros projetos similares em andamento no país?
Expedito Parente - Através de convênios, o Nutec vem oferecendo apoio a muitos outros projetos que estão sendo desenvolvidos em diversas regiões brasileiras.
Rets - Além dos benefícios para o meio ambiente, quais seriam as vantagens do uso do biodiesel para a área social?
Expedito Parente – É uma excelente fonte de renda para as famílias pobres do semi-árido nordestino. Sem dúvida, o biodiesel pode elevar o nível social dessas pessoas, principalmente através do cultivo da mamona.
Rets - O senhor teme que o programa para implantação do biodiesel tenha o mesmo destino que o Programa Nacional do Álcool (Proálcool)?
Expedito Parente - Temos que ter o cuidado para evitar a parte negativa do Programa Nacional do Álcool. Isso porque o agronegócio do biodiesel tem tudo para constituir um programa sem erros. Não haverá invasão da fronteira agrícola alimentar, pois as oleaginosas produzem farelo que serve de matéria-prima alimentícia - seja indiretamente, como rações de animais, ou diretamente, na produção de alimentos.
Rets - Em São Francisco, nos EUA, já existem postos de abastecimento de biodiesel. Quando poderemos ver o mesmo acontecer no Brasil?
Expedito Parente - Esta condição constitui um sonho de quase 22 anos, possível de acontecer a qualquer momento. Na Alemanha, existem 800 postos de biodiesel funcionando em todo o país.
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