Autor original: Daniela Muzi
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
A Associação para o Progresso das Comunicações (APC), com o apoio do Centro Internacional de Investigação para o Desenvolvimento (CIID), está, pela segunda vez, promovendo o Prêmio Betinho de Comunicação. O prêmio foi criado no ano passado, para comemorar o décimo aniversário da APC, que desde 1990 atua em parceria com ONGs, ativistas e movimentos sociais, usando tecnologias de informação e comunicação (TIC). Karen Higgs, Diretora de Comunicações da organização, diz que o prêmio também é uma oportunidade de homenagear o sociólogo Herbert de Souza. “O prêmio celebra a influência inspiradora da vida e obra de Betinho, diretor do Ibase e um dos fundadores da APC,” justifica.
Em 2000, 160 projetos concorreram, e a perspectiva para esse ano é de que o número aumente. A disputa é acirrada. Entre os concorrentes do ano passado estavam um site destinado a recrutar e guiar voluntários para participar da reconstrução da ex-Iugoslávia, uma rede de comunidades indígenas no México e uma iniciativa de coleta de informações sobre os direitos das crianças em Moçambique. O vencedor foi a Fundação Max (EUA), uma rede eletrônica de apoio que se dedica a salvar vidas, dirigida às famílias das crianças que sofrem de leucemia. O site da Fundação Max também hospeda o primeiro banco de dados latino-americano de medula óssea e está disponível em inglês, espanhol e português.
“A maioria dos trabalhos é de iniciativas que buscam criar ou fortalecer capacidades dentro da comunidades, a fim de beneficiá-las. Muitos projetos também contribuem com o desenvolvimento de grupos que vivem em países onde os necessitados são maioria”, conta Karen.
As inscrições para o prêmio serão recebidas até o dia 24 de setembro. Para concorrer, as organizações sem fins lucrativos, os grupos comunitários, os grupos de trabalho e os movimentos sociais precisam demostrar que utilizam tecnologias de informação e comunicação como elemento essencial em suas iniciativas; que promovem a consciência social e a participação, criando habilidades nas comunidades em que trabalham e que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento.
Os trabalhos podem ser inscritos por meio de um formulário disponível no site da APC. O resultado será divulgado em dezembro deste ano.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer