Você está aqui

Rio será sede do II Encontro Bienal do Programa URB-AL

Autor original: Felipe Frisch

Seção original:

O Rio de Janeiro prepara-se para ser sede do II Encontro Bienal do Programa URB-AL, que acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, no Rio Othon Palace. O tema do encontro será a "Integração Social na Cidade", baseado em conceitos, indicadores e políticas públicas de habitação e de trabalho. Adotado pela Comissão das Comunidades Européias, em dezembro de 1995, o URB-AL é um programa de cooperação descentralizada, voltado para as cidades e localidades da Comunidade Européia e da América Latina. Suas atividades são desenvolvidas desde 97 e têm por objetivo o desenvolvimento de relações de parceria direta e duradoura entre diferentes agentes locais, fazendo uso de encontros, intercâmbios, transferência de conhecimentos e experiências.


O programa está estruturado na constituição de redes temáticas, projetos comuns e encontros bienais. As redes temáticas são quadros permanentes de cooperação para a identificação de prioridades comuns e articulação de mecanismos e instrumentos de ação entre as cidades, regiões, autarquias locais e circunscrições territoriais. Ao todo, são oito redes temáticas coordenadas por diferentes cidades: “Droga e Cidade” (Santiago, Chile); “Conservação dos Contextos Históricos Urbanos” (Vicenza, Espanha); “Democracia na Cidade” (Issy-les-Moulineaux, França); “Cidade como Promotor de Desenvolvimento Econômico” (Madri, Espanha); “Políticas Sociais Urbanas” (Montevidéu, Uruguai); “Meio Ambiente Urbano” (Málaga, Espanha); “Gestão e Controle da Urbanização” (Rosário, Argentina) e “Controle da Mobilidade Urbana” (Stuttgart, Alemanha).


Os encontros bienais têm um caráter político e técnico. Neles, prefeitos e representantes das cidades reúnem-se para tratar de um tema especifico. Ao final do encontro é preparada uma Declaração de Ação. Este documento traduz-se como compromisso comum que terá como objetivo garantir a continuidade do debate, reafirmando o impacto do evento. Compete a uma célula coordenadora, composta por cidades interessadas, o acompanhamento e a aplicação das ações estabelecidas nos encontros.


Mais informações sobre o II Encontro Bienal da URB-AL, no Palácio da Cidade, na Rua São Clemente, 360, 2º andar, sala 3, telefone (21) 2286-1045.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer