Você está aqui

Megaevento em Porto Alegre

Autor original: Daniela Muzi

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

O primeiro FSM foi um sucesso e pegou a todos de surpresa. No Natal do ano passado, praticamente um mês antes do evento, no site do Fórum havia apenas 800 inscrições, um número alto, mas não o suficiente para os organizadores, que esperavam três mil pessoas. Entretanto, o público presente no Fórum Social Mundial superou todas as expectativas. Só os jornalistas foram 1700 – quase o dobro do número de inscritos até o início de janeiro. Ao todo, foram 20 mil pessoas que participaram das discussões sobre um “outro mundo possível”.


Se tudo der certo, a extensão do segundo Fórum Social Mundial será bem maior do que a do primeiro. Para o segundo Fórum, o Comitê de Organização de Porto Alegre espera de 60 a 100 mil pessoas. “Devido à expectativa pela vinda de um número tão grande de pessoas, o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, liberou a cidade toda para o evento. Estamos pensando em fazer a abertura do evento no Estádio Beira Rio, com a apresentação de uma escola de samba”, revela Cândido Grzybowsky.


A primeira edição do FSM foi realizada inteiramente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o que será impossível em 2002. A proposta do Comitê de Organização Nacional é descentralizar o evento e dividi-lo em vários pontos da cidade. Algumas atividades serão realizadas na PUC-RS, outras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), outras na Usina do Gasômetro. Nenhum destes pontos será considerado como centro do Fórum, para não esvaziar os demais.


“Em 2002", adianta Cândido, "teremos coletivas de imprensa diárias. Será um compromisso que estabeleceremos com a sociedade - de prestar contas do que está sendo produzido durante o Fórum".


Além das conferências, testemunhos e oficinas já realizadas em 2001, para o próximo ano haverá seminários para o aprofundamento de temas e propostas que a sociedade civil já vem discutindo - como por exemplo, os resultados da Conferência Mundial contra o Racismo.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer