Autor original: Daniela Muzi
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
![]() | ![]() |
Acaba de completar dois meses no ar o site da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH). A ABTH é uma instituição independente e sem fins lucrativos que promove a reintegração familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social. Ligada à Fondation Terre des Hommes, de Lausanne, Suíça, a organização iniciou suas atividades em 1982.
Para que a sociedade tome conhecimento do trabalho realizado pela Terra dos Homens junto às crianças e famílias vítimas da violência doméstica e crianças de ruas, a organização vem desenvolvendo um conjunto de ações e estratégias de comunicação e marketing para aumentar o contato com o público. Assim, a Internet surge como uma ferramenta indispensável para a circulação da informação.
"Sentimos a necessidade de nos profissionalizar cada vez mais no tocante à comunicação com a opinião pública e a iniciativa privada", explica Valéria Nogueira, diretora adjunta da Terra dos Homens. "No final do ano passado, conseguimos implementar um departamento de Comunicação e Marketing com a ajuda de voluntários que emprestam atualmente suas competências à nossa instituição. A partir daí, foi elaborado um planejamento anual consistente de comunicação e marketing, cujo objetivo principal é promover e divulgar a missão, valores e atividades da ABTH, a fim de que nossa instituição seja conhecida e reconhecida por diversos setores da sociedade. Como qualquer organização sem fins lucrativos, a ABTH necessita também do apoio da iniciativa privada para sobreviver e dar continuidade às suas atividades. Não se pode negar que a Internet é hoje uma importante ferramenta para divulgação de qualquer idéia ou trabalho ou proposta. Além disso, é uma fonte de informação para muitos. Por este motivo, a construção do website da ABTH é um dos compostos mais importantes de nosso mix de ações e estratégias de comunicação e marketing."
A proposta inicial do site é divulgação do trabalho da ONG, não só para os cidadãos comuns como também para a imprensa e empresários. Valéria acredita que o site é uma forma de atrair a simpatia da sociedade e do setor privado para o trabalho desenvolvido pelo Terra dos Homens, garantir adesões de cidadãos ao voluntariado, como também receber donativos e obter maior divulgação na mídia. "Tudo isso, resultando em mais recursos para desenvolvermos nossos projetos", completa. E parece que o site vem atingindo a sua meta: segunda Valéria, a inscrição de voluntários aumentou em 50% depois da criação da página.
O site está dividido em áreas. Uma delas, explicativa, onde o internauta poderá conhecer a organização e os projetos realizados pela ABTH. Na seção "Boletim On-Line", a ONG disponibiliza a versão eletrônica do boletim "Notícia da Terra dos Homens". Também compõe o site um espaço com perguntas e respostas para que o internauta tenha um esclarecimento rápido sobre a importância da ABTH, sua relação com outras instituições, forma de atuação, eixos estratégicos, sustentabilidade e viabilidade. Nestes dois meses on-line, a página da Terra dos Homens já recebeu mais de 3 mil visitas.
Ainda estão em construção a seção "Cadastramento" - onde poderão ser feitas doações -, um banco de dados com informações de jornalistas e outros membros da sociedade interessados nas atividades da ABTH e a "Sala de Imprensa", onde serão publicadas matérias e releases para servir de fonte aos jornalistas.
A melhor maneira conhecer o trabalho realizado pelo Terra dos Homens é navegar. Por isso, a organização convida para uma visita no endereço www.terradoshomens.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer