Você está aqui

Instituto Fonte faz oficinas sobre gestão

Autor original: Felipe Frisch

Seção original:

O Instituto Fonte começou na semana passada uma série de oficinas sobre gestão do terceiro setor. As oficinas são baseadas nos conteúdos dos livros da Coleção Gestão e Sustentabilidade, composta por sete livros lançados pelo próprio Instituto Fonte em março deste ano. Ministradas por especialistas das áreas de administração financeira, elaboração de projetos, captação de recursos, comunicação e marketing social, avaliação dos serviços e planejamento, as oficinas serão realizadas no Colégio São Luiz (Rua Luis Coelho, 295), em São Paulo, sempre com 20 horas/aula para cada curso. O objetivo, segundo o Instituto, é contribuir para a eficiência, a profissionalização e o gerenciamento das entidades do terceiro setor, buscando ganhos no atendimento prestado à população e melhores condições para vencer o desafio da sustentabilidade.

Três oficinas ainda estão disponíveis. Uma delas é a de Avaliação de Projetos e Programas, que vai de 18 a 20 de outubro. A idéia é possibilitar que as instituições avaliem os resultados de seus projetos e monitorem o seu desenvolvimento, neles introduzindo melhorias sempre que necessário. São temas a definição de indicadores, a construção de instrumentos de avaliação, os métodos de coleta de dados, sua sistematização e análise. O curso será ministrado por Rogério Silva, avaliador de programas desenvolvidos pela Fundação W. K. Kellogg e pelo Instituto Ayrton Senna, entre outros.

Outra oficina é a de Captação de Diferentes Recursos para Organizações da Sociedade Civil, de 8 a 10 de novembro de 2001. A sustentabilidade financeira de organizações da sociedade civil, os princípios gerais da captação de recursos, o plano, as estratégias de captação e os tipos e características das principais fontes de recursos são os assuntos que serão abordados por Rodrigo Alvarez, captador de recursos dos Doutores da Alegria e sócio-fundador da Três, empresa de consultoria especializada em captação de recursos.

A última oficina prevista é a de Planejamento Estratégico, que, de 29 de novembro a 1º de dezembro, deverá possibilitar que organizações da sociedade civil passem a elaborar, de forma mais adequada e consciente, seus planejamentos – sejam eles anuais ou para os próximos três, cinco ou dez anos. Antonio Luiz de Paula e Silva, autor do livro "Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem em Organizações da Sociedade Civil" (da coleção) abordará temas relativos às fases do processo de planejamento, seu conteúdo e ferramentas para sua realização. Antonio Luiz é consultor em desenvolvimento organizacional junto a várias instituições do terceiro setor e mestre em Administração pela FEA/USP.

Para fazer contato com o Instituto Fonte, o telefone é (11) 3085-5732.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer