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Mas pode chamar de patrocínio mesmo

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor






Dentro da sua nova linha de programas de patrocínios, que inclui a associação a uma nova marca e novas estratégias, a empresa que até hoje mais investiu anualmente em causas sociais no Brasil lança o Petrobras Social, um novo aporte de recursos que vai financiar iniciativas não-governamentais que provoquem de fato uma transformação social e invistam na “Cultura da Paz” – tema da moda, associado aos jovens. São R$ 8 milhões só para o ano que vem, distribuídos em até R$ 500 mil por projeto.


No final das contas, é menos do que o total do montante de investimentos da empresa na área social, só até julho deste ano: R$ 29 milhões. Entretanto, a Gerente de Comunicação, Lia Hermont Blower, explica que os investimentos que já são feitos sem associação com a nova marca não vão parar - apenas serão progressivamente adaptados às novas prioridades, que além da temática da cultura de paz inclui a comprovação de resultados. Ou seja, cada vez mais serão priorizados investimentos em esporte, cultura e educação, que garantam mudanças efetivas no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – das regiões em que os projetos forem implementados.


– Estamos querendo ser hoje um agente de desenvolvimento humano e sustentável. As empresas, quando apóiam projetos, estão preocupadas em cumprir um contrato, mas eu desconheço as que estejam realmente dedicadas a medir o que foi feito. Quantas medem os resultados das medidas patrocinadas? – questiona Lia.


A primeira seleção pública (“não é Edital”, avisa a Gerente de Comunicação) teve início na semana passada, com regulamento gratuito a ser disponibilizado a partir dessa segunda-feira no site da Petrobras. O regulamento já está disponível para quem estiver no Rio de Janeiro e quiser buscar o seu, na sede da empresa: Av. Chile, 65, no departamento de Comunicação Institucional, sala 1202. Entidades de outros estados podem solicitar o seu material pelo telefone 0800-78-9001 e pelo correio eletrônico social@petrobras.com.br.


O regulamento acompanha a ficha de inscrição e um manual detalhado sobre o seu preenchimento. Cada entidade pode se inscrever com até três projetos. As inscrições vão até 7 de dezembro, que será a data-limite para a postagem de quem enviar sua inscrição pelos Correios. Os resultados saem até o final de março de 2002.


Sem muitas exigências


São poucas as exigências que a Petrobrás faz em seu regulamento. Uma delas é a de que sua marca sobressaia em relação às dos demais possíveis patrocinadores, tanto com relação ao tamanho nas peças de divulgação quanto pelo uso de expressões associadas. Uma segunda é a área de atuação, tanto em termos de público quanto de geografia - que inclui apenas jovens, em situação de risco social e residentes de centros urbanos ou periferias. Lia explica a limitação:


– Não dá para atender a todos, né?


Uma das poucas indefinições fica por conta dos mecanismos de seleção e premiação que acompanham o regulamento. Tanto com relação à Comissão de Seleção – que escolherá que projetos estão aptos a participarem da escolha – como no caso do Conselho Deliberativo, que escolherá os beneficiados, permanecem termos como “especialistas de reconhecida competência” para definir os cinco “especialistas do Terceiro Setor” que farão as escolhas em cada uma das fases.


Sem ter a lista fechada, e sem revelar os nomes já acertados, a gerente lembra que deverão fazer parte de ambas as equipes “dirigentes e consultores da Petrobras”, como já acontece hoje com a seleção dos projetos dos quais a empresa é apoiadora.

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