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Começa a seleção para o Programa Bibliotecas

Autor original: Fausto Rêgo

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O processo seletivo das organizações interessadas em participar do Programa Bibliotecas, do Programa Sociedade da Informação (Socinfo), começou. Os documentos necessários à inscrição de candidaturas podem ser obtidos no site do Socinfo. Além do documento básico com as informações sobre o projeto, estão disponíveis os formulários e termos de referência. Os documentos preenchidos deverão ser enviados ao próprio Socinfo. A data-limite para a entrega das propostas é 31 de janeiro. Os resultados serão divulgados até 28 de fevereiro.

O Programa Bibliotecas pretende ser um passo significativo em direção ao sonho de garantir a todos os brasileiros o acesso aos serviços de telecomunicações, usando, para isso, os recursos do FUST – fundo financiado compulsoriamente pelas empresas de telefonia, que contribuem com 1% do seu faturamento bruto. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é responsável pela aplicação e pela fiscalização do uso dos recursos do FUST, que serão destinados à montagem de telecentros - o que inclui implantação de conectividade e instalação, em regime de comodato, de computadores, impressoras, scanners e todos os equipamentos necessários. As operadoras de telefonia serão encarregadas da aquisição e instalação dos computadores nas bibliotecas públicas, nos centros de difusão cultural e científica e nas demais organizações beneficiadas. Tanto os equipamentos como a conectividade serão escolhidos pela Anatel. As organizações candidatas deverão ter em suas instalações bibliotecas que atendam a alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Cultura: acervo de, no mínimo, 500 títulos, adequadamente armazenados em estantes, corretamente identificados e catalogados. As instalações deverão ter espaço para leitura. “O acervo de livros digitais”, informa o Socinfo, “será disponibilizado quando da instalação do acesso, a partir de um acervo reunido pelo Programa Sociedade da Informação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, ou em portais das instituições que a isto se dedicam”.

Ao Ministério da Ciência e Tecnologia caberá fazer as articulações necessárias para viabilizar os diversos serviços que poderão ser oferecidos pelos telecentros, como catálogo eletrônico, automação de bibliotecas, bibliotecas e centros culturais virtuais, digitalização de conteúdos, consulta à distância, acesso à internet e intercâmbio de informações.

Embora o sistema operacional a ser utilizado ainda não esteja definido, Maria de Nazaré Freitas Pereira, do Grupo de Trabalho de Universalização do Socinfo, afirma que as diferentes possibilidades estão sendo consideradas. "Vamos tomar providências para que os softwares sejam compatíveis com Linux e Windows".

Nazaré estima que o projeto estará funcionando plenamente num prazo de três a cinco anos. "Estamos agora começando a enfrentar o desafio do treinamento e da capacitação para o pessoal das bibliotecas e redes e também para os usuários", diz ela, revelando apenas a preocupação com a maneira como essas atividades serão desenvolvidas. "Nós vamos disponibilizar todo o material, mas o que nos aflige é a organização. Estamos contando com o apoio da Biblioteca Nacional e das associações de classe e vamos continuar trabalhando para acompanhar o processo de implantação e desenvolvimento. Nossa vontade é deslanchar logo alguma fase do programa, mesmo como projeto-piloto e ainda que os computadores não tenham sido entregues", planeja.

Os documentos e formulários estão disponíveis para download no site do Socinfo, em http://www.socinfo.org.br/bibfust.htm, em formato Word (ou em versão compactada, no formato ".zip").

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