Você está aqui

Ética e economia solidária são os temas das novas publicações da Fase

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

A Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) promoveu, no último dia 21, um debate sobre ética, no Museu da República, no Rio de Janeiro. Com a participação de Maria Paula Nascimento Araújo, Joel Birmam, José Mauricio Domingues e Jean Pierre Leroy e mediação de Márcia Leite, foram abordados diversos aspectos relacionados à ética. Os debatedores assinam os artigos publicados na revista Proposta número 91, que foi lançada no evento e traz a ética como tema principal. Sandra Mayrink Veiga e Silvia Helena Brandão, do Setor de Publicações da FASE, acreditam que a discussão de princípios éticos na sociedade brasileira é extremamente importante, “principalmente quando se inicia todo um debate sobre a sucessão presidencial”. De acordo com a Fase, a ética é fundamental para a construção de novos paradigmas de mudança social. É “uma ação voltada para a superação dos desafios da sociedade capitalista no contexto político pós-moderno e orientadora para a crítica da dimensão desigual e violenta da sociedade brasileira nesse início de século”. A expectativa, segundo Sílvia, é que, com este número, a Fase possa estar contribuindo “para o aprimoramento da discussão sobre a relação entre ética e reforma intelectual, moral e cultural da sociedade brasileira.”


A revista Proposta é uma publicação trimestral que, em cada número, reúne diversos colaboradores para discutir um tema relevante do contexto social brasileiro. Ao longo de seus 30 anos, a revista Proposta reuniu uma ampla gama de colaboradores individuais no Brasil e no exterior e desenvolveu parcerias com diversas instituições. A revista visa a promover o intercâmbio intelectual sobre temas da atualidade, envolvendo personalidades e instituições do meio acadêmico, da área pública governamental e não-governamental e dos movimentos sociais. Coerente com todo o trabalho realizado pela Fase, o objetivo da revista é levar informações e visões alternativas que favoreçam a construção de um Brasil mais justo, democrático e sustentável. Com assinantes em todas as regiões do país, a Proposta tem um público constituído por professores e estudantes universitários, atores do terceiro setor, professores do ensino secundário, técnicos e agentes de desenvolvimento de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, religiosos e lideranças de organizações e movimentos populares. Sílvia diz que os temas mais procurados, entre os que já foram publicados, são desenvolvimento humano, raça e cultura, desafios da educação, desafios do mundo do trabalho, economia solidária, desenvolvimento sustentável e democrático, e gênero.


Além do novo número da revista Proposta, a Fase apresentou outras novas publicações. Na mesma ocasião, foram lançadas quatro cartilhas da série Economia Solidária. A coleção - dirigida a agentes de ONGs, agentes governamentais, técnicos e formadores de associações e cooperativas, no espírito da autogestão e da economia solidária - é voltada para o fortalecimento da economia solidária como uma plataforma política que “aponta para a superação dos processos produtivos e reprodutivos que concentram a riqueza e o poder nas mãos dos grandes capitais transnacionalizados e no interesse prioritário de empresas e empreendimentos de caráter meramente lucrativo”. Os temas são “Associações: como constituir sociedades civis sem fins lucrativos”, de Sandra Mayrink Veiga e Daniel Rech; “Cooperativismo: uma revolução pacífica em ação”, de Sandra Mayrink Veiga e Isaque Fonseca; “Plano de negócios para cooperativas e associações”, de Ricardo Salles; “Princípios básicos para a comercialização de produtos e serviços de cooperativas e associações”, de Ana P. Frare, Glauco L. Nader, Tatiana Di Sabbato, Omar S. Nicolau, Janaina P. de Oliveira, Mara T. Portes Barros. “As cartilhas têm como objetivo colocar ao alcance do público um conjunto de instrumentos e textos de referência para o debate sobre a construção prática de ações fortalecedoras e construtoras de novos sujeitos sociais do trabalho que se apóiam na organização horizontal em rede, na cooperação socioprodutiva e na perspectiva autogestionária”, afirma Sílvia.


Para adquirir as cartilhas e a revista Proposta e obter mais informações, basta entrar em contato com o Setor de Publicações da Fase pelo e-mail sbrandao@fase.org.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer