Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Desenvolver a educação infantil e juvenil por meio da Arte. É esse o objetivo do Instituto Ayrton Senna (IAS) e da Embratel com o Concurso Cidadão 21 – Arte. Existente desde 1999, o programa deve mobilizar - em sua primeira edição como concurso - por volta de 800 oganizações não-governamentais ligadas à educação de crianças e jovens de baixa renda nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, há pelo menos um ano.
O programa de trabalho com arte e educação do Instituto Ayrton Senna começou com cinco instituições escolhidas por conta de ações já desenvolvidas e outras que procuraram a organização com intuito de desenvolver novos projetos. Entre elas estão o Projeto Axé, desenvolvido na Bahia, a cearense Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca) e a carioca Spectaculu. Durante esse tempo, foram construídos os conceitos norteadores do programa. A interação entre arte, juventude e desenvolvimento humano foi o eixo central das discussões. Segundo a superintendente do Instituto Ayrton Senna, Margareth Goldenberg, houve uma rica troca de experiências entre as organizações envolvidas, que serviu para embasar as regras do Concurso. “É a partir das trocas que aumentamos o nosso ideário de como usar a arte na educação”, diz.
A essas cinco organizações já envolvidas no programa serão somadas mais 16 no final do processo de seleção. Inicialmente 30 entidades serão pré-selecionadas e três profisionais de cada uma funcionarão como elo entre elas e o Instituto. Durante um encontro - a ser realizado entre a equipe do Instituto e as das instituições logo após a pré-seleção - novas discussões serão feitas para que experiências sejam trocadas e o conjunto de princípios seja exposto. Só então os projetos serão elaborados pelas ONGs e selecionados pelo IAS.
O programa financiará com até R$ 60 mil ações educativas em arte de cada instituição selecionada, durante doze meses - dependendo da qualidade dos programas escolhidos, do número de atendidos direta e indiretamente e da capacidade da equipe para criar e produzir conhecimento. Durante esse período, as organizações selecionadas receberão assessoria de técnicos do Instituto e participarão de oficinas e encontros para mostrarem o desenvolvimento de seus projetos. A importância desses encontros, de acordo com a superintendente, é estimular sempre a reflexão. “Muitas organizações, devido ao acúmulo de atividades, à falta de pessoas na equipe entre outras dificuldades, acabam deixando a reflexão um pouco de lado, pondo o fazer em seu lugar. Os encontros são espaços para manter o pensamento sempre ativo”, afirma.
Segundo Mônica Pellegrini, assistente de programas de arte do Instituto Ayrton Senna, a arte deve ser a espinha dorsal do trabalho educacional das organizações. “De pouco adianta uma escola ter atividades artísticas apenas como distração de crianças, como uma aula à parte. Queremos fazer da arte o eixo principal da educação”, diz. Para tanto, os projetos devem ser inovadores. “A importância da arte, em todos os seus campos, é o desenvolvimento da criatividade, do senso estético e principalmente da percepção, por parte das crianças e jovens, de si e dos outros e assim torná-la um instrumento de transformação”, fala Goldenberg.
O trabalho com o instituto tem agradado as instituições que já vêm trabalhando no programa. Para a coordenadora do projeto de educação em arte da Edisca, Doraci Gera, o IAS tem sido um parceiro muito bom: "Não se trata apenas do suporte financeiro. Junto com a equipe deles, nós pensamos, acertamos e erramos em nossas ações. Mas, felizmente, o trabalho desenvolvido tem gerado bons frutos para todos os envolvidos".
Além do apoio financeiro da Embratel, as instituições selecionadas receberão visitas de técnicos durante a execução do projeto e poderão associar seu nome ao do Instituto, o que facilita a obtenção de recursos futuros, dada a credibilidade do parceiro. A duração dos contratos vai de julho de 2002 a junho de 2003. Para receber material sobre o Concurso, basta enviar o endereço completo (incluindo CEP, telefone, e-mail) da organização para o fax (11) 6950-8007 ou para o e-mail cidadao21arte@ias.org.br. A ficha de inscrição é encontrada no site do Instituto Ayrton Senna e deve ser enviada até 18 de fevereiro.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer