Você está aqui

Projeto de Reforço Institucional para ONGs ambientalistas fluminenses

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

O estado do Rio de Janeiro possui muitas riquezas naturais. Entretanto, a relação dos seus habitantes com a natureza nem sempre foi respeitosa e isso fez nascer muitas organizações não-governamentais em defesa do meio ambiente. Algumas delas, além de pequenas, são muito recentes e não possuem meios de se comunicar e informar os interessados em suas ações de maneira eficiente. Pensando nisso, o Grupo de Defesa Ecológica (GRUDE), em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads), decidiu iniciar o Programa de Capacitação de ONGs com o Projeto de Reforço Institucional para Organizações Não- Governamentais.


O projeto consiste numa capacitação de 24 horas - de 19 a 21 de fevereiro, das 9 às 18 horas - cujas aulas serão ministradas por profissionais de organizações não-governamentais. Os nomes confirmados são Marcos Leão, da Aquariano e Elizabeth Perpétuo, da empresa de consultoria Beta Arsenics. A participação de Carla Matos, do Iser e de Joelma Cavalcanti, do Comunidade Solidária também está praticamente confirmada. O objetivo é qualificar e estimular organizações fluminenses que tenham em seu estatuto a defesa do meio ambiente ou a qualidade de vida da população local por meio de programas de saúde e educação. Entre os temas a serem abordados, estão conceitos de financiamento e monitoramento de orçamento, além de metodologias de trabalho e de fundamentação organizacional. Os cursos terão duas fases. A primeira abordará aspectos teóricos da formulação de um projeto. Entre eles estão as idéias a serem desenvolvidas, os programas e a formação da equipe de trabalho. Já a parte prática será voltada para a escritura e apresentação de um projeto.


As organizações que obtiverem 100% de freqüência irão participar de um miniconcurso com os pré-projetos elaborados de acordo com os conceitos passados nas aulas do programa. O prêmio para as dez melhores apresentações será um computador, um scanner e uma impressora para cada instituição. Além das máquinas, o primeiro colocado receberá R$ 5 mil para investir em reforço institucional e o segundo, R$ 3 mil. A comissão julgadora será composta por Rondon Mamede Fatah, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Educação, Nádia Glinardello, da Secretaria de Trabalho, o professor da rede municipal de ensino Roberto Marques e Mauro Argento, professor aposentado do Instituto de Geociências da UFRJ. Além desses, haverá ainda um especialista do Grude e outro indicado pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ainda não definidos. Os projetos postos em prática serão avaliados e monitorados durante três meses pelo Grude.


A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Serão selecionadas 60 organizações de acordo com os seguintes critérios: ter como missão principal a proteção ambiental, projetos já desenvolvidos, recursos disponíveis para cada uma, tamanho, tempo em atividade, capacidade de multiplicação da experiência e localização.


Essa é a primeira parceria entre o Grupo de Defesa Ecológica e a Semads. De acordo com Franklin Mattos, do Grude, a proposta é inovadora. “É a primeira vez que a secretaria abre as portas para a capacitação de ONGs. Espero que gere bons frutos para as organizações selecionadas, pois é um processo de facilitação da democratização de informações”. O objetivo, apesar de as inscrições estarem abertas a qualquer organização ambientalista, é beneficiar instituições que geralmente não têm oportunidade de participar de um projeto como esse.


O programa inicialmente estava previsto para o início de fevereiro, mas o Fórum Social Mundial fez com que os organizadores adiassem o prazo final, pois muitas organizações alegaram que as datas iriam coincidir e isso impossibilitaria o comparecimento a algum dos eventos. Já há muitos inscritos, inclusive organizações de fora do Estado do Rio, que estão se dispondo a assistir o projeto como ouvintes. Entretanto, o Grude ainda está avaliando essa possibilidade com a Semads.


Só serão aceitas inscrições enviadas até dia 31 de janeiro. A ficha de inscrição pode ser solicitada pelo e-mail leofreitas@grude.org.br ou pelos telefones (21) 2447-3693 ou 2436-1786.


Se preferir, faça download da ficha de inscrição e do edital.


Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer