Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original:
Por uma outra Comunicação
A Comunicação e o papel da mídia entraram na agenda do Fórum Social Mundial 2002 com um peso maior do que na primeira edição do evento. Há várias oficinas e seminários organizados por ONGs e movimentos que trabalham com mídia e se preocupam com o papel estratégico dos meios de comunicação na construção de um mundo mais justo e equânime.
Estivemos no Seminário organizado pela ALAI, APC e APRESS na tarde do dia 1, realizado no Clube do Comércio - um dos muitos pontos da capital gaúcha que sediam atividades do Fórum.
O principal ponto destacado pelos palestrantes - Karen Higgs (APC), Sally Burch (ALAI), Sean O Siochrú (Campanha CRIS) e Valerie Peugeot (APRESS) - foi a evidente contradição entre os interesses da sociedade civil e os interesses comerciais dos grandes conglomerados de mídia, além do papel estratégico que a comunicação desempenha nas relações políticas e sociais em todo o mundo. Sally Burch lembrou que o controle sobre os meios de comunicação é fato antigo, mas a mudança que deve ser foco de nossa atenção é a transformação dos serviços de comunicação e da mídia em um setor da economia, dominado por poucas -e grandes - empresas.
Sean O Siochrú falou sobre a Campanha CRIS - Direito à Comunicação na Sociedade da Informação - e chamou a atenção para o fato de que é necessário que se redefina o que é Sociedade da Informação, para que se possa voltar este conceito para o lado dos Direitos Humanos. O pesquisador afirmou que nas últimas três décadas, o transporte e a mediação do conhecimento e da informação tornou-se um caminho poderoso para controlar a sociedade. Para ele, é hora de afirmarmos o conhecimento como uma herança comum da humanidade. Sean criticou as terminologias utilizadas pelas empresas de informação - especialmente na Internet - que colocam o cidadão na posição de consumidor, ou de usuário passivo, e não um agente transformador em qualquer processo de comunicação.
Graciela Selaimen e Marcelo Medeiros
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer