Autor original: Fausto Rêgo
Seção original:
* Evandro R. Tagliaferro
A cada dia, presenciamos um número significativo de pessoas buscando informações, dados, bibliografias, qualquer coisa sobre as Commodities Ambientais.
Alguns arriscam palpites, muitas vezes equivocados. Outros respondem de pronto: "Algo sobre meio ambiente, eu acho...". Existem aqueles que filosofam: "Meu rapazzzz, creio eu...". E assim a ansiedade pela informação correta passa a fazer parte do cotidiano de muitos pesquisadores, estudiosos, empresários, funcionários públicos, privados, cidadãos comuns, governantes e tantos outros sedentos de saber.
Mas, de fato, o que são Commodities Ambientais?
Buscando, em parte, sanar o problema, além de disseminar o conceito e estimular discussões e aprofundamentos, iniciamos, há alguns anos, estudos sobre o tema que resultou em um trabalho acadêmico (Tesina) defendido ano passado (2001) e registrado junto a Biblioteca Nacional.
O trabalho agora disponibilizado à consulta, também pela internet, tal como apresentado em seu título, analisa as mudanças sistêmicas e transmutações do mercado, enfatizando o entrelaçamento interdisciplinar e paradoxal das diferentes faces do "desenvolvimento" frente aos conceitos econômicos atualmente praticados, buscando detectar uma convergência de idéias dirigidas à sustentabilidade das nações, tendo como base os princípios filosóficos de desenvolvimento sustentável e da ética econológica centrada no conceito das "commodities ambientais".
O corpus selecionado constituiu-se das propostas apresentadas pelo Projeto CTA (Consultant, Trader and Adviser) do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, colocadas em discussão junto à sociedade civil organizada desde 1998 e que têm como principal objetivo o desenvolvimento de um novo mercado financeiro, onde a inclusão de fatores ambientais, sociais e econômicos pautados pela ética, pela legitimidade e pela credibilidade das ações dos atores envolvidos mostra-se fundamental.
O estudo demonstra a forma como este novo mercado pode se concretizar contribuindo significativamente para o real desenvolvimento sustentável das nações do mundo, demonstrando, claramente, o que são as Commodities Ambientais e como devemos agir para sua aplicabilidade.
Espero que gostem...
* Evandro Roberto Tagliaferro é engenheiro civil, suficiente investigador e doutorando em Administração Empresarial e Comércio Internacional pela Faculdade de Ciências Econômicas e Empresariais da Universidade de Extremadura, Espanha, conveniada ao Centro Universitário do Norte Paulista – Unorp – e ao Centro Internacional de Pós-Graduação – CIPG.
Clique aqui para ver a "Proposta de Plano de Trabalho e Roteiro de Projetos de Commodities Ambientais" elaborada pelo Sindicato do Economistas do Estado de São Paulo.
A Rets não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos assinados. |
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer