Você está aqui

Responsabilidade social em prêmio

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor






Estão abertas até o dia 1º de março as inscrições para o Prêmio Ethos-Valor de Responsabilidade Social Empresarial. Podem ser inscritos trabalhos elaborados por estudantes de graduação que tenham concluído o curso no final de 2001 ou por estudantes de pós-graduação em qualquer estágio da especialização. A premiação – promovida em parceria pelo Instituto Ethos e pelo jornal Valor Econômico – pretende levar para a discussão acadêmica o tema da responsabilidade social nas empresas, além de procurar formar uma consciência crítica nos participantes, que – além de estudantes – são ou vão se tornar profissionais. A idéia é que, atingindo esse público, as pessoas formem valores e levem para dentro das empresas em que trabalham a preocupação com temas como preservação do meio-ambiente, alfabetização infantil, inclusão social e uma infinidade de outros assuntos que concernem a toda a sociedade e podem contar com uma "mãozinha" por parte das corporações.


Essa é a segunda edição do prêmio, que na estréia conseguiu a adesão de estudantes de 25 cursos diferentes, contrariando as expectativas de que alunos de administração, economia, relações públicas e psicologia seriam os principais interessados. "Os estudantes desses cursos são a maioria, mas ficamos felizes em ver que atingimos uma variedade grande de pessoas", afirma a coordenadora da premiação, Sheila Saraiva.


Cada edição do Prêmio Ethos-Valor é lançada anualmente por volta de março ou abril, mas apenas em março do ano seguinte são abertas as inscrições. O grande tempo entre o lançamento e a efetuação das inscrições se deve a uma série de atividades que são desenvolvidas nesse meio tempo nas instituições de ensino conveniadas à iniciativa, a fim de promover o debate sobre o assunto. São realizados eventos regionais, como debates, palestras, encontros, lançamentos de manuais elaborados pelo próprio Instituto Ethos etc. O objetivo é óbvio: levar o tema para quem ainda não o conhece, desenvolvê-lo na cabeça de quem já se interessa e poder, assim, estimular os alunos a elaborarem monografias, teses, ensaios e dissertações acerca do assunto.


O prêmio é dividido em duas fases: na primeira, serão selecionados 12 finalistas, sendo nove na categoria graduação e três na categoria pós-graduação. Todos os selecionados nesta etapa terão seus trabalhos publicados em CD-Rom, com distribuição para todas as faculdades participantes e formadores de opinião. Para Sheila, isso já configura uma grande vitória: "Estes trabalhos serão publicados e, portanto, difundidos, além de serem arquivados e virarem referência pra nós, do Ethos", explica a coordenadora. Além disso, os 12 autores finalistas serão convidados a participar da Conferência Nacional 2002 de Empresas e Responsabilidade Social, prevista para junho deste ano. Na segunda fase, serão selecionados os quatro vencedores do prêmio: três na categoria graduação e um na categoria pós-graduação. Os sortudos – e competentes – vencedores recebem como regalo uma viagem ao Chile, onde visitarão e conhecerão o trabalho de instituições daquele país que trabalham com responsabilidade social empresarial. Com duração de uma semana, a viagem também será recheada com uma programação cultural e turística. As instituições às quais pertencem os alunos finalistas e premiados receberão uma assinatura anual do jornal Valor Econômico, além de terem um de seus representantes convidados para a já citada conferência nacional.


Os resultados da primeira e da segunda fase serão divulgados em abril próximo. No desenvolvimento dos trabalhos, os alunos poderão optar por um dos seguintes modelos: estudo de caso; teórico, desenvolvendo análise conceitual baseada na bibliografia existente, remetendo ou não à experiência prática de empresas; ou projeto, propondo um ou mais programas de responsabilidade social a serem possivelmente adotados por empresas. Os critérios de avaliação no prêmio são: compreensão do conceito de responsabilidade social empresarial e demais conceitos empregados; diversidade e qualidade das fontes de consulta; originalidade da abordagem do tema; capacidade de análise crítica, reflexão e posicionamento; clareza e coesão do texto.


As inscrições podem ser feitas até 1º de março, exclusivamente via internet. Na página do Prêmio também podem ser encontradas especificações do formato dos arquivos, sugestões de aspectos relacionados aos temas da responsabilidade social para desenvolvimento dos trabalhos e demais detalhes sobre a premiação. Mais informações também podem ser obtidas pelo correio eletrônico premio@ethos.org.br.


Maria Eduarda Mattar

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer