Autor original: Fausto Rêgo
Seção original:
Formar um campus virtual para integrar as universidades da região norte do Brasil é a proposta do CampusNet, um projeto que pretende servir de apoio pedagógico em graduação e pós-graduação e facilitar o acesso ao ensino superior, superando dificuldades sociais, econômicas e geográficas por meio de cursos semipresenciais e à distância. Inicialmente, foi formado um consórcio para abranger todas as universidades federais do norte. Numa próxima etapa, a idéia é formalizar convênios com organizações da sociedade para viabilizar e ampliar o alcance dessa iniciativa. Nesta entrevista, Jackson Colares da Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas e coordenador do projeto, explica o que é o CampusNet.
Rets – O que é o projeto CampusNet?
Jackson Colares – O projeto CampusNet foi elaborado a partir de modelos já utilizados por inúmeras universidades norte-americanas e européias, claro que observadas as diferenças – desde elementos vinculados ao investimento até os projetos de distribuição e produção de conteúdos. Seu objetivo principal é servir como ferramenta pedagógica que venha potencializar as atividades de ensino presenciais, semipresenciais e à distância, sejam elas de graduação ou pós-graduação, além de cursos de formação continuada. Inicialmente, a idéia era implantar na Universidade Federal do Amazonas um campus virtual que disponibilizasse sistemas de comunicação síncronos e assíncronos e que tivesse inúmeros modelos de distribuição de conteúdo. Motivado pela existência de uma emenda parlamentar de bancada regional, o projeto, em sua nomenclatura e modelo, foi ampliado para todas as universidades federais do Norte do Brasil, resultando na criação de um consórcio regional entre as instituições federais de ensino superior da região Norte, que veio a se chamar CampusNet Amazônia, ou seja, o Campus Virtual das Universidades Federais da Região Norte, tendo sido concretizado através da assinatura de protocolos entre os reitores dessa universidades no dia 9 de setembro de maio de 2001.
Rets – Como surgiu a idéia da iniciativa?
Jackson Colares – O projeto foi apresentado por mim pela primeira vez em Manaus, no workshop internacional Viabilização Tecnológica para a Educação à Distância Visando ao Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, evento promovido pelo Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. O projeto foi resultado de um trabalho de doutoramento realizado pela Universitat de les Illes Balears – UIB, de Palma de Mallorca, Espanha.
Rets – Que organizações estão envolvidas no projeto?
Jackson Colares – Participam efetivamente do projeto as universidades federais do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Para, de Rondônia e Roraima
Rets – Um dos objetivos do CampusNet é possibilitar a formação de recursos humanos não universitários capazes de liderar processos de implementação do desenvolvimento sustentável nos países pan-amazônicos. Como as organizações não-governamentais que trabalham na região amazônica estão inseridas nesta proposta?
Jackson Colares – Ainda não temos nenhuma ação mais determinada nesta direção, entretanto, uma vez implementado de forma concreta o projeto, estaremos elaborando uma série de convênios que venham viabilizar e ampliar as ações das universidades junto com iniciativas e organizações.
Rets – Levando-se em conta o aspecto tecnológico, que passos já foram dados e quais os principais desafios que se apresentam?
Jackson Colares – O levantamento de demandas aptas à formação superior; a alocação de recursos no orçamento da União através de emenda parlamentar para compra de equipamentos e contratação de serviços de telecomunicações e a elaboração de projeto pedagógico.
Rets – Na sua opinião, qual o impacto da implementação do CampusNet para as populações amazônicas?
Jackson Colares – A implementação do CampusNet vai possibilitar a formação formal e informal, o acesso a um número variado de tecnologias da comunicação e informação e a facilitação no processo de ensino e de aprendizagem.
Rets – Há previsão de multiplicação do projeto? Quais serão os próximos passos no desenvolvimento do CampusNet?
Jackson Colares – Em nossa programação, especificamente nessa primeira etapa, estaremos atendendo a uma quantidade de 52 municípios dentro da região Norte, com serviços de internet e videoconferência, e esperamos, a cada ano, implantar em cinco municípios diferentes os mesmos serviços. Concomitantemente, pretendemos implementar os programas de telemedicina, tanto no que se refere à consulta à distancia como também a diagnóstico e cirurgia monitorada.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer