Você está aqui

Mobilizando recursos

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

A dificuldade para conseguir financiamento para projetos sociais faz parte do cotidiano de qualquer organização do terceiro setor. Reuniões intermináveis, projetos apresentados a possíveis parceiros e reescritos inúmeras vezes, orçamentos apertados e contas a pagar são experiências comuns. Pensando nisso, a Ashoka Empreendedores Sociais e o Interage (Grupo Interagências para Mobilização de Recursos) organizaram o Mobiliza - Seminário Internacional de Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil.


O evento, que deve reunir 250 pessoas no auditório do Sebrae de Recife de 17 a 19 de abril, tem como objetivo contribuir para a construção de alternativas criativas de mobilização de recursos e sustentabilidade das organizações da sociedade civil. Outra intenção é levar para o Nordeste esse tipo de evento, que normalmente acontece apenas no Sudeste. Serão apresentadas experiências de sucesso no Brasil e no exterior. “Esse seminário será fundamental para juntar organizações que nem conhecíamos e fazer com que elas possam trocar idéias. É muito importante trazer esses benefícios para outras regiões e, com intuito de aumentar ainda mais essa troca, mostraremos iniciativas da região e de outras partes, inclusive do exterior”, afirma Helena Rondon, coordenadora executiva do Interage. A divulgação foi grande, incluindo anúncios na grande mídia. Além disso, o transporte de algumas excursões foi pago pela organização, que ainda conseguiu descontos em hotéis – tudo para baratear o custo.


No primeiro dia, haverá credenciamento e cerimônia de abertura com representantes das instituições organizadoras. As palestras, que vão das 8:30 às 19 horas, começam no segundo dia – dedicado a temas nacionais. Haverá ainda apresentações de projetos de organizações, relacionadas a cada assunto discutido. Sérgio Haddad, presidente da Abong, será o primeiro a falar e apresentará o tema “Uma visão política da sustentabilidade das organizações da sociedade civil”. Em seguida, valores, princípios e sustentabilidade serão abordados por Hélio Mattar, diretor-presidente da Fundação Abrinq e do Instituto Akatu. Encerrando a manhã, Geraldinho Vieira, da Andi, abordará a mobilização da mídia. Experiências de mídia alternativa serão mostradas pelo jornal Fórum do Povo, do Ceará e pela rede Cipó para complementar a exposição de Vieira.


A parte da tarde será dedicada a assuntos ligados à mobilização. A geração de renda através de ações sociais será comentada por Sergem de Silve, da Visão Mundial, e exposta por representantes da Coopa-Roca, cooperativa de costureiras da Rocinha e da Caatinga. A construção de parcerias é assunto para o coordenador do Gapa, Harley do Nascimento, enquanto a mobilização de talentos fica por conta de Cláudio Sanchez, da consultora McKinsey & Co. Após a palestra de Harley, os Doutores da Alegria e o Grupo Primavera irão falar sobre seu trabalho. Já a Casa da Criança e a organização Viva e Deixe Viver apresentam suas propostas ao final da palestra de Sanchez, encerrando as atividades do dia 18.


O painel internacional acontece no último dia. Elizabeth Nelson, diretora do programa CBI da Ashoka, fala sobre experiências de mobilização de recursos em quatro continentes. Em seguida, haverá seminários específicos sobre cada uma dessas regiões (Ásia, África, América do Sul e Europa), com representantes da Ashoka e da Oxfam britânica, no caso europeu. No final da tarde, Brenda Lipson, diretora de treinamento da Intrac (International NGO Training and Research Centre), profere a palestra de encerramento “Mobilização de recursos: caminho para a mudança e para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil”. “Essa é uma pequena provocação às organizações que apresentam resistência a mudanças na mobilização de recursos. Não podemos nos limitar à cooperação internacional e governamental, temos que mostrar nosso trabalho para conseguir outras fontes de financiamento”, diz Rondon.


As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.interage.org.br/seminario/ficha.html. Lá estará disponível a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e enviada por fax – (81)3423-9676 - junto com o comprovante de depósito em nome do Save the Children Fund. A inscrição custa R$ 80 até 5 de abril e R$ 95 até o dia 15 do mesmo mês. Estão incluídos almoço e material de apoio. Vale lembrar que não serão aceitas inscrições no local e hora do evento.


Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer