Você está aqui

Lideranças para o desenvolvimento sustentável

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Iniciado em 1991 - um ano antes da ECO-92 - , o programa LEAD - Leadership for Environment and Development vem realizando a proposta de formar lideranças no mundo inteiro, comprometidas com padrões de desenvolvimento que sejam ambientalmente sustentáveis e com eqüidade social. Atualmente, existem 1,2 mil fellows, de 70 países diferentes, que fazem parte da rede internacional do LEAD.


A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL), que coordena o LEAD Brasil (um dos 13 programas desta rede), está realizando o processo de seleção da sua décima turma. Até setembro, serão selecionados 15 candidatos, de ambos os sexos, que passarão por um treinamento de 18 meses, no Brasil e no exterior, e serão integrados a essa rede internacional de fellows.


O foco do Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável é sempre voltado para o papel da liderança e o seu fortalecimento e a atualização sobre desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável. Questões ambientais, políticas, culturais, sociais e econômicas, serão abordadas por meio de temas como responsabilidade social, direitos humanos e cidadania. Durante os 18 meses de treinamento, os participantes serão motivados a trabalhar em conjunto, administrar conflitos e buscar soluções para o seu projeto.


O treinamento, que este ano tem início previsto para o mês de novembro, será composto por seminários, apresentados por representantes de organizações do mundo inteiro, conferências virtuais e visitas de campo. Os participantes estarão o tempo todo interligados por uma rede virtual, o que permitirá uma comunicação constante com outras lideranças. Os fellows de turmas anteriores - dos quais muitos ocupam posições de destaque no meio em que atuam - também poderão participar dos encontros e, desta forma, expandir ainda mais os seus conhecimentos.


As visitas de campo permitirão ao participante testemunhar os reais desafios para o desenvolvimento sustentável, compreender melhor a sociedade em que vive e interagir com as diferentes partes envolvidas. "A partir dessa vivência, ele poderá coletar subsídios e incorporar aspectos para fortalecer o seu projeto", diz Luiz Kitamura, coordenador de comunicação da ABDL. A turma selecionada este ano fará visitas de campo no Brasil, no México, no Paquistão e no Canadá.


Kitamura diz que o diferencial do programa é o seu aspecto "multisetorial". Os participantes podem ser provenientes de diversas áreas e com diferentes formações e atuações, tanto de órgãos públicos, universidades, empresas privadas ou organizações sem fins lucrativos. "A diversidade na composição do grupo possibilita uma maior riqueza na troca de conhecimentos e no desenvolvimento do programa", diz. O LEAD Brasil estimula a candidatura de indivíduos de grupos sub-representados na sociedade, no entanto, qualquer que seja a sua área, o candidato deve estar engajado em algum projeto, causa ou movimento social ou ambiental, e comprometido com o desenvolvimento sustentável. Como o participante vai ser integrado numa rede internacional, é fundamental que ele tenha fluência em inglês, o idioma oficial do programa. "Vamos priorizar o alto nível do candidato, mesmo se ele ou a sua organização não puder pagar pelo programa", afirma Kitamura. Nesse caso, haverá a possibilidade de concessão de bolsas para os participantes que não puderem arcar com o custo do programa, que é de U$ 16 mil.


Kitamura acredita que a ampliação da visão de mundo e o fortalecimento de indivíduos capazes de provocar grande impacto social podem contribuir para a transformação da sociedade. "Ao capacitarmos o ator social com potencial para ser um grande articulador e agente multiplicador dos conceitos do desenvolvimento sustentável, acreditamos estar atuando de forma positiva na sociedade", diz.


O prazo para as inscrições para a seleção deste ano é até 30 de junho. Mais informações sobre o programa LEAD e como se candidatar podem ser obtidas em http://www.abdl.org.br


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer