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Quem aparece nas notícias?

Desde 1995 o Projeto de Monitoramento Global de Mídia (GMMP, por sua sigla em inglês) tem documentado a profunda negação das vozes das mulheres nos meios de comunicação de todo o mundo. O projeto se enraíza numa das preocupações medulares e persistentes do movimento de mulheres em todo o mundo: as políticas de representação.   Desde sua primeira edição o GMMP evidencia a natureza sistemática da exclusão das mulheres nos meios noticiosos. Uma das constatações mais espantosas que emergiu do primeiro estudo, de 1995, foi a homogeneidade dos resultados do estudo, não só em relação aos três meios, (imprensa escrita, televisão e rádio), mas também nos 71 países incluídos na pesquisa. Em nenhum meio, região ou tema noticioso a proporção feminino- masculino chegou próximo à paridade. A visibilidade das mulheres nas notícias foi extrema, e uniformemente baixa.   Desde então, a cada cinco anos se repete este padrão geral. Apesar do crescimento substancial do número de países participantes (que chegou a 108 em 2010) e da inclusão de uma mostra piloto dos sítios de noticias nacionais e internacionais na internet, o Quarto Projeto de Monitoramento Global de Mídia confirma a imagem geral 15 anos atrás. Isso não quer dizer que a situação se mantevo estática. A cifra da presença das mulheres nas noticias chegou em 2010 a 24%, tendo sido de 17% em 1995. Porém, mesmo quando o incremento é alentador, a cifra por si mesma é um alerta de que a “imagem do mundo” que refletem os noticiosos —os rostos que vemos, as vozes que escutamos— segue sendo esmagadoramente masculina.   O Projeto de Monitoramento Global de Mídia é uma iniciativa da WACC – Associação Mundial para a Comunicação Cristã. Faça o download do documento [em espanhol].    

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