Autor original: Fausto Rêgo
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Banca de jornal, hora de almoço, em uma rua movimentada de uma grande cidade. Os jornais do dia expostos ao público, que se aglomera para ler as manchetes. Uma cena que se repete todos os dias e que serviu de inspiração para um projeto que pretende estimular a leitura crítica das notícias veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Desenvolvido pela Associação Imagem Comunitária (AIC), de Minas Gerais, o projeto Meio Fio faz um registro audiovisual dos depoimentos desses personagens, chamados de "filadores" de jornal. Os relatos, as conversas e os comentários dessas pessoas motivam intervenções diversas – fragmentos de programas de rádio e TV, sons e grafismos. O projeto inclui ainda uma produção especialmente desenvolvida para a internet: uma web-arte que funciona como uma espécie de banca virtual, exibindo manchetes de jornais on-line, ilustrações e comentários. Como cada quadro remete a links variados, a obra se renova a cada clique.
"A gente quer tirar a mídia desse lugar em que ela se coloca", afirma Bruno Corrêa, um dos realizadores. "A mídia vende a notícia como se fosse uma verdade absoluta, mas ela às vezes defende determinados interesses, então a gente quer estimular essa visão crítica.
O nome Meio Fio é um conceito que tanto se refere ao fato de as gravações ocorrerem na rua quanto a uma associação com as palavras fiar, confiar e desconfiar – as pessoas junto ao meio-fio das calçadas, atentas e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma relação crítica diante das notícias que lêem nas bancas de jornal.
Um grupo de voluntários da AIC vem cuidando das gravações, que têm sido realizadas semanalmente, desde janeiro. A idéia é incorporar a metodologia usada nesse projeto nas oficinas de TV oferecidas pela associação aos grupos comunitários parceiros, que também poderão oferecer a sua contribuição, enriquecendo os programas.
"A arte é uma atividade criadora que abre inúmeras possibilidades para a expressão da subjetividade de pessoas e grupos. Quando utilizamos a arte em projetos comunitários, geralmente o que buscamos é sensibilizar o grupo, abrir uma via de expressão das questões cotidianas e mobilizar as pessoas para serem autoras do seu próprio processo de mudança", explica Rafaela Lima, da AIC.
O projeto Meio Fio foi lançado oficialmente em 23 de abril. A web-arte estará hospedada no site do Palácio das Artes até o dia 23 de maio. As gravações continuarão sendo realizadas e os vídeos produzidos já estão sendo exibidos no Canal Comunitário, emissora de TV a cabo da capital mineira. A partir de julho, os programas poderão ser vistos no Centro de Cultura de Belo Horizonte. A intenção dos realizadores é conseguir espaço em emissoras de televisão comunitárias ou abertas para a exibição dos programas em formatos variados – curtos ou mais longos, conforme as possibilidades de cada veículo.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer