Você está aqui

Conectados e integrados

Autor original: Fausto Rêgo

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Conectar... discando... conectando ao computador remoto... identificando usuário... conectado...

Começa a se formar uma rede on-line de entidades que empregam as tecnologias da informação e da comunicação para ajudar a reduzir a pobreza e as desigualdades sociais. Fortalecer essas iniciativas a partir da formação de uma comunidade de organizações e indivíduos de todo o mundo – em especial dos países em desenvolvimento – é um dos grandes objetivos – na verdade, o principal deles – do recém-lançado Digital Opportunity Channel, um portal na Internet que divulga projetos, soluções criativas e inovadoras, além de notícias sobre oportunidades de inclusão digital. Resultado de uma parceria entre a organização britânica OneWorld e a norte-americana Benton Foundation – por intermédio da sua Digital Divide Network, que trabalha pela democratização do acesso às novas tecnologias –, o Digital Opportunity Channel pretende ser um terreno fértil para a troca de experiências e uma ponte para superar o abismo digital e social entre ricos e pobres.

Em Nova Déli, Índia, Kanti Kumar, da OneWorld South Ásia, é um dos editores do site, inaugurado, não por acaso, em 17 de maio – Dia Mundial das Telecomunicações. "Nosso portal pretende dar às organizações e aos líderes comunitários uma plataforma para que suas vozes sejam ouvidas. É um espaço em que podem trabalhar em conjunto com companheiros de todo o mundo que estejam desenvolvendo estratégias para uso das tecnologias de comunicação e informação para fazer uma verdadeira e duradoura diferença nas vidas das populações pobres", diz ele.

Além de Kumar, o Digital Opportunity Channel conta com mais três editores: Andy Carvin, da Digital Divide Network, em Washington, DC (EUA); Maartje op de Coul, da Hivos, em Haia, Holanda; e Hapee de Groot, da OneWorld, também na Holanda, em Amsterdam. A OneWorld South Asia é a responsável pelo gerenciamento do conteúdo editorial, que provém dos 1.250 parceiros da entidade em todo o mundo, entre eles a APC (Association for Progressive Communications), a Commonwealth Telecommunications Organisation, o IICD (International Institute for Communication and Development) e a Unesco.

"Também extraímos conteúdo da grande comunidade de acadêmicos, líderes comunitários e profissionais das indústrias de tecnologia da informação associados à Digital Divide Network", acrescenta Kumar, que pretende ainda envolver outras organizações nessa tarefa. "Isso tornará a produção do DO Channel realmente descentralizada e participativa", acredita. "Em um futuro próximo, esperamos que os envolvidos com a tecnologia da informação – tanto indivíduos quanto organizações – se juntem a nós para assegurar que suas necessidades e expectativas sejam satisfeitas". O portal oferece notícias, opiniões, análise de cenários, campanhas em curso, casos de sucesso, calendário de eventos, informações úteis e até mesmo um guia para quem está iniciando um projeto de inclusão digital. O material reproduzido de fontes externas é publicado resumidamente, com um link para o site original. Os leitores que desejarem têm a opção de assinar gratuitamente o boletim eletrônico semanal.

Em breve, o Digital Opportunity Channel apresentará uma série de novidades, entre elas um fórum de discussão, um banco de dados sobre projetos e organizações mundiais que trabalham com tecnologia de informação e ainda recursos multimídia que permitirão aos usuários assistirem a áudios e vídeos relacionados com os temas e projetos focalizados no site. O calendário também será aperfeiçoado, de modo que as próprias organizações possam adicionar seus eventos.

Num futuro que espera-se não muito distante, o Digital Opportunity Channel pretende ser um veículo para grandes e profundas transformações. Ou, para usar uma expressão mais em sintonia com as novas tecnologias, uma espécie de upgrade social.

Fausto Rêgo

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer