Autor original: Fausto Rêgo
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Conectar... discando... conectando ao computador remoto... identificando usuário... conectado...
Começa a se formar uma rede on-line de entidades que empregam as tecnologias da informação e da comunicação para ajudar a reduzir a pobreza e as desigualdades sociais. Fortalecer essas iniciativas a partir da formação de uma comunidade de organizações e indivíduos de todo o mundo – em especial dos países em desenvolvimento – é um dos grandes objetivos – na verdade, o principal deles – do recém-lançado Digital Opportunity Channel, um portal na Internet que divulga projetos, soluções criativas e inovadoras, além de notícias sobre oportunidades de inclusão digital. Resultado de uma parceria entre a organização britânica OneWorld e a norte-americana Benton Foundation – por intermédio da sua Digital Divide Network, que trabalha pela democratização do acesso às novas tecnologias –, o Digital Opportunity Channel pretende ser um terreno fértil para a troca de experiências e uma ponte para superar o abismo digital e social entre ricos e pobres.
Em Nova Déli, Índia, Kanti Kumar, da OneWorld South Ásia, é um dos editores do site, inaugurado, não por acaso, em 17 de maio – Dia Mundial das Telecomunicações. "Nosso portal pretende dar às organizações e aos líderes comunitários uma plataforma para que suas vozes sejam ouvidas. É um espaço em que podem trabalhar em conjunto com companheiros de todo o mundo que estejam desenvolvendo estratégias para uso das tecnologias de comunicação e informação para fazer uma verdadeira e duradoura diferença nas vidas das populações pobres", diz ele.
Além de Kumar, o Digital Opportunity Channel conta com mais três editores: Andy Carvin, da Digital Divide Network, em Washington, DC (EUA); Maartje op de Coul, da Hivos, em Haia, Holanda; e Hapee de Groot, da OneWorld, também na Holanda, em Amsterdam. A OneWorld South Asia é a responsável pelo gerenciamento do conteúdo editorial, que provém dos 1.250 parceiros da entidade em todo o mundo, entre eles a APC (Association for Progressive Communications), a Commonwealth Telecommunications Organisation, o IICD (International Institute for Communication and Development) e a Unesco.
"Também extraímos conteúdo da grande comunidade de acadêmicos, líderes comunitários e profissionais das indústrias de tecnologia da informação associados à Digital Divide Network", acrescenta Kumar, que pretende ainda envolver outras organizações nessa tarefa. "Isso tornará a produção do DO Channel realmente descentralizada e participativa", acredita. "Em um futuro próximo, esperamos que os envolvidos com a tecnologia da informação – tanto indivíduos quanto organizações – se juntem a nós para assegurar que suas necessidades e expectativas sejam satisfeitas". O portal oferece notícias, opiniões, análise de cenários, campanhas em curso, casos de sucesso, calendário de eventos, informações úteis e até mesmo um guia para quem está iniciando um projeto de inclusão digital. O material reproduzido de fontes externas é publicado resumidamente, com um link para o site original. Os leitores que desejarem têm a opção de assinar gratuitamente o boletim eletrônico semanal.
Em breve, o Digital Opportunity Channel apresentará uma série de novidades, entre elas um fórum de discussão, um banco de dados sobre projetos e organizações mundiais que trabalham com tecnologia de informação e ainda recursos multimídia que permitirão aos usuários assistirem a áudios e vídeos relacionados com os temas e projetos focalizados no site. O calendário também será aperfeiçoado, de modo que as próprias organizações possam adicionar seus eventos.
Num futuro que espera-se não muito distante, o Digital Opportunity Channel pretende ser um veículo para grandes e profundas transformações. Ou, para usar uma expressão mais em sintonia com as novas tecnologias, uma espécie de upgrade social.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer