Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Capacitar as entidades do terceiro setor a gerenciar melhor suas atividades é o objetivo do Curso sobre Ferramentas de Gestão para Organizações do Terceiro Setor, que acontece de 15 a 19 de julho em São Paulo. A capacitação acontece por iniciativa do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos. A professora e principal chamariz da capacitação é Deborah McGlauflin, consultora internacional na área de organização e gerenciamento de organizações não-governamentais.
Sérgio de Oliveira e Silva, coordenador da Universidade Aberta do Terceiro Setor do Senac-SP, conta que as idéias de fazer um curso com Deborah e uma parceria com o Consulado dos EUA surgiram simultaneamente, no ano passado: "Quando Deborah veio ao Brasil em 2001 para dar um workshop de um dia, o Centro de Educação Comunitária e o Consulado americano puderam se conhecer melhor e ver que suas propostas era semelhantes. A partir daí, surgiu uma proposta de parceria."
Essa iniciativa de parceria contemplava três etapas: a primeira, Voluntary Visitor Program, consistiu na visita de alguns membros do Senac-SP a instituições americanas em São Francisco, Baltimore, Washington e Nova Iorque. A segunda, a Nonprofit Management Program ou Ferramentas de Gestão para Organizações Sem Fins Lucrativos se traduzirá justamente no curso ministrado por Deborah em julho. A terceira etapa - o seminário internacional Perspectivas para o Terceiro no Século XXI - está prevista para se concretizar em setembro, com a vinda de Lester Salamon, criador do conceito de terceiro setor.
A intenção, ao trazer palestrantes provenientes de ONGs americanas, é promover o intercâmbio entre o terceiro setor dos dois países, promovendo de fato a troca de experiências. A palestrante deste curso, Deborah McGlauflin, tem 26 anos de atuação e traz no currículo apoio e consultoria a mais de 30 organizações em todo o mundo, como a The Nature Conservancy; Inter Press Service, na Itália; Asia Foundation; Women in Politics Program e The World Bank, nos EUA; Global Approval Program for Photovoltaics, na Suíça e Tokio Volunteer Action Center, no Japão.
Sérgio lembra que a lógica de ferramentas de gestão usadas no mundo comercial - e que comumente são adaptadas para o terceiro setor - é de perpetuação do trabalho da instituição. "A empresa não é fundada com a intenção de terminar, mas as organizações do terceiro setor, sim. Essas são criadas com a intenção de que a luta na qual elas se empenham um dia tenha fim." A perspicácia da observação faz pensar na efetividade do ferramental que vem sendo usado pelas ONGs quando adapatados do segundo setor. "Por isso estamos trazendo pessoas como a Deborah, para saber o que ela tem para contar de novo", explica Sérgio. "Esse é o grande desafio do terceiro setor: é se profissionalizar no sentido de se apropriar de todas as ferramentas que lhe sejam eficazes", completa o coordenador do curso.
Segundo Deborah, serão abordadas no curso tanto ferramentas desenvolvidas especialmente para o terceiro setor, quanto aquelas adotadas e adaptadas do mundo comercial. Ela lembra ainda que existe um saudável aprendizado mútuo entre terceiro e segundo setor: "Por exemplo, o crescente interesse em responsabilidade social empresarial veio de do envolvimento de líderes empresariais com o terceiro setor. Por outro lado, há alguns aspectos-chave de gerenciamento que são inerentes às ONGs e ao mundo sem fins lucrativos, como a captação de recursos de caridade, recrutamento de voluntários etc, para os quais foram desenvolvidas ferramentas de gestão independentememnte.
Em uma semana útil, o curso vai abordar temas como o papel do gestor; planejamento estratégico tático e operacional; plano de trabalho anual; metodologias de avaliação, captação e geração de recursos (inclusive online), recursos humanos, parcerias com outras organizações e outros.
O curso vai ter 40 horas de aula com tradução simultânea e acontece na sede do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho. O valor é de R$ 540 e inscrições feitas até 30 de junho podem ser parceladas em duas vezes. Para mais informações pode-se ligar para (11) 6647-5151 ou consultar a página do curso.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer