Você está aqui

Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original:

Acabam de ser divulgados os resultados da terceira rodada da pesquisa Responsabilidade Social das Empresas — Percepção do Consumidor Brasileiro, realizada conjuntamente pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Indicator Pesquisa de Mercado. O levantamento é a concretização no Brasil da pesquisa Corporate Social Responsibility — Global Public Opinion on the Changing Role of Companies, estudo global desenvolvido pelo instituto de pesquisa canadense Environics International Ltd. que reúne parceiros em vinte países. O objetivo é detectar como, nos diferentes países, os consumidores percebem a responsabilidade social das empresas, que expectativas têm em relação a esse aspecto e como ela repercute em suas atitudes e comportamentos. Outra meta é verificar, segundo os consumidores, quais as atribuições que as empresas devem assumir para serem reconhecidas como socialmente responsáveis, além de aferir até que ponto as decisões de compra dos consumidores são influenciadas por sua percepção da prática de responsabilidade social por parte das empresas. A continuidade desse diagnóstico anual vem permitindo acompanhar o processo de crescimento da influência, compreensão e valorização do conceito de responsabilidade social empresarial. Como os conceitos que envolvem o tema da responsabilidade social são novos e têm estado em constante debate, a pesquisa também serve para indicar como essa temática vem sendo compreendida e sob quais aspectos vem sendo pautada no debate público.

Em cada país participante do estudo foi realizada uma pesquisa quantitativa, com critérios de representatividade definidos segundo parâmetros locais. No Brasil, foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares, com a aplicação de questionários estruturados. A amostra, composta de 1002 entrevistas com pessoas entre 18 e 74 anos, foi dividida por cotas de sexo, idade, ocupação e escolaridade. Para assegurar a abrangência nacional, foram selecionadas nove regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Recife, Salvador e Fortaleza, além de Brasília e Goiânia, tomadas como a décima região. Os trabalhos de campo no Brasil foram feitos em novembro de 2001.

Uma das conclusões a que chegou a pesquisa no Brasil é que os consumidores esperam um comportamento ético das empresas, querem conhecer suas práticas de responsabilidade social, rejeitam a propaganda enganosa e estão atentos à saúde dos funcionários e à poluição que eventualmente as corporações provocam no meio ambiente. Ao confirmar a maior parte dos indicadores de 2000 e 2001 relativos à responsabilidade das empresas, o consumidor brasileiro aponta para o enraizamento dos conceitos relacionados à gestão da responsabilidade social das empresas. Mais de um terço dos participantes desta pesquisa, independentemente do grau de escolaridade, espera que as empresas estabeleçam padrões éticos mais elevados e ajudem a construir uma sociedade melhor. Tanto entre os líderes de opinião quanto entre os entrevistados com maior escolaridade, o percentual é ainda mais significativo, superando 40%. Os cosumidores se referem à colaboração com a comunidade, à contratação de pessoas com deficiência, à adoção de medidas de proteção ao meio ambiente e ao cuidado com as pessoas nas campanhas publicitárias como fatores positivos para o consumo de produtos ou serviços de empresas que agirem de acordo com esses princípios. E mais, no que depender dos formadores de opinião, o número de empresas que hoje inclui responsabilidade social em sua gestão estratégica tende a ser ampliado.

Para ler a íntegra dos resultados da pesquisa, faça o download do documento.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer