Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
O Cemina (Comunicação, Educação e Informação em Gênero) está organizando o Concurso Cyberela, que irá fornecer computadores equipados para a edição digital e conexão à internet para rádios comunitárias que trabalham na promoção dos direitos das mulheres. Poderão concorrer rádios que tenham vínculo com as comunicadoras integrantes da Rede de Mulheres no Rádio, criada pelo Cenima. Treze rádios serão contempladas e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho.
O Ceminaa tem como foco de ação a capacitação de comunicadoras populares para o uso do rádio como instrumento de expressão e mobilização social. Para isso, a organização produz há doze anos o programa de rádio Fala Mulher, transmitido pela rádio Guanabara ( do Rio). A partir de primeiro de agosto o programa será também veiculado pela Internet. Em formato de revista, o Fala Mulher traz entrevistas, debates, quadros e campanhas sobre meio ambiente, direitos reprodutivos, cidadania, juventude, violência contra mulher, prevenção contra DST/Aids, entre outros assuntos com enfoque em gênero.
Rede tem 400 comunicadoras
O Concurso Cyberela, que conta com o apoio financeiro do Programa Infodev (Information for Development Program), a assessoria técnica da Rits e o apoio institucional da Unesco, insere-se na estratégia da Rede de Mulheres no Rádio para ampliar a inclusão digital de suas 400 comunicadoras e produtoras. A Rede tem como objetivo trocar informações para melhorar a relação entre os gêneros e difundir o debate sobre as campanhas produzidas pelo programa Fala Mulher.
“A maioria das mulheres da Rede não tem computador, muito menos internet. Esse concurso vai possibilitar a agilização da comunicação e informação para a troca de campanhas e programas, facilitar e divulgar o trabalho desenvolvido pela Rede”, diz Silvana Lemos de Almeida, coordenadora do projeto do Fala Mulher na Internet.
Infra-Estrutura
Para poder concorrer, as rádios deverão dispor de infra-estrutura de conexão à Internet (das 13 selecionadas, apenas 3 poderão ficar isentas desta condição), além de se comprometerem a contribuir semanalmente com o envio de notícias, entrevistas, campanhas e outros materiais em texto e áudio para a Rede de Mulheres no Rádio. As vencedoras deverão também participar da capacitação, que será realizada no Rio de Janeiro em outubro, voltada para o uso da informática para edição e envio de arquivos sonoros. As emissoras veicularão semanalmente o programa Fala Mulher.com, baixando-o via Internet.
“O rádio tem a vantagem de poder ser ouvido enquanto se faz outras atividades. Além disso, ele pode ser ouvido e utilizado por qualquer pessoa”, diz a coordenadora do Cemina, Silvana. “Vemos a Internet como uma nova possibilidade de comunicação para as mulheres, e esperamos contribuir para que elas saibam usar essa tecnologia”, completa.
As inscrições - que podem ser feitas por fax, Internet ou correio - serão aceitas até o dia 10 de julho. Mais informações podem ser obtidas na página www.cemina.org.br, pelo telefone (21) 2262-1704, ou através do correio eletrônico cemina@cemina.org.br. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de julho na página do Cemina.
O programa Fala Mulher na Internet será lançado oficialmente no dia 1o de agosto, mas já está no ar, na página www.radiofalamulher.com, em caráter experimental.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer