Autor original: Mariana Loiola
Seção original:
Com a criação da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João (RJ), anunciada na sexta-feira (28/6) pelo governo federal, o WWF-Brasil encerrou com sucesso a Campanha Mico 1000, lançada em abril de 2001, no nascimento do milésimo mico-leão-dourado na natureza.
A nova Área de Proteção Ambiental (APA) tem 145 mil hectares, espalhados por seis municípios do estado do Rio. Engloba remanescentes de Mata Atlântica, habitat do mico, além da Reserva Biológica de Poço das Antas, base do programa de conservação da espécie que o WWF-Brasil desenvolve em parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado, Ministério do Meio Ambiente/Ibama e outras 37 entidades.
Como APA, a região passa a ter critérios para a ocupação e o uso do solo que proíbem a degradação ambiental. Com isso, fica assegurada a integridade da biodiversidade local e da bacia do Rio São João - responsável pelo abastecimento de toda a região dos Lagos Fluminenes, de Saquarema a Rio das Ostras, passando por Cabo Frio, Búzios e Araruama.
O nascimento do milésimo mico foi um marco histórico no Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, o primeiro projeto do WWF no Brasil. A Campanha Mico 1000 e um Relatório de Atividades e Resultados estão disponíveis na página do WWF-Brasil (www.wwf.org.br).
Mais informações com a assessoria de comunicação do WWF-Brasil, pelo telefone (61) 364-7482 ou pelo correio eletrônico rebeca@wwf.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer