Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
O primeiro Prêmio Balanço Social vai selecionar os melhores balanços sociais de empresas brasileiras publicados em 2002. O concurso foi idealizado pela Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides), o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. "Pela primeira vez, as cinco entidades de maior destaque na discussão sobre o balanço social se reuniram para lançar um prêmio, que ganha assim muita legitimidade", diz Patrícia Kanashiro, coordenadora do Prêmio Balanço Social
A função do balanço social vai além de uma complementação às informações contábeis de uma empresa. Esse relatório permite uma compreensão completa das atividades, operações da empresa e seus impactos, e expressa as ações de compromisso social e ambiental da organização. Possibilita também que a empresa possa planejar, avaliar e aperfeiçoar as suas atividades.
Prêmios para quatro categorias
As empresas com melhor balanço social serão homenageadas e premiadas com troféus de reconhecimento nas seguintes categorias: um destaque nacional, um destaque por região, um destaque de micro, pequenas e médias empresas, e um pela contribuição temática, que nesta edição será meio ambiente. A idéia é que a cada ano, esta última categoria tenha um tema diferente.
Cada uma das entidades realizadoras, que constituem a comissão organizadora do prêmio, convidará representantes de cinco outras entidades para participar da comissão julgadora. Esta será composta então de 25 entidades de diferentes pontos de vista e áreas da responsabilidade social empresarial, para garantir neutralidade e legitimidade ao prêmio. "Nenhum outro prêmio traz tamanha diversidade de visões", comenta Kanashiro.
Balanço social projeta a empresa positivamente
A Abamec convidará instituições que avaliem os balanços sociais do ponto de vista do mercado financeiro, ou seja, se as ações de responsabilidade social descritas estão incorporando valor às empresas. "A tendência é que a ação de responsabilidade social gere, na visão dos analistas de mercado, uma projeção positiva para as empresas", explica a coordenadora do Prêmio. Representando a sociedade civil, as convidadas pelo Ibase verificarão se os números apresentados pelo balanço social significam de fato uma transformação social gerada pelas ações da empresa. As convidadas pela Aberje avaliarão os balanços do ponto de vista da comunicação. Entre os fatores analisados por essas entidades estão a forma e a aparência do relatório, a clareza dos dados contidos no texto e a amplitude de divulgação do relatório. Do ponto de vista da gestão empresarial, as convidadas pela Fidis e pelo Ethos analisarão o comprometimento gerencial das empresas com a política de responsabilidade social, através da descrição dos seus principais produtos e serviços, e dos seus impactos econômicos, sociais e ambientais.
"Queremos estimular a produção e a publicação de balanço social como um instrumento de gestão corporativa, e difundir a sua importância de transparência e de diálogo com a sociedade", diz Kanashiro. Paralelamente ao prêmio, a comissão organizadora vai realizar um seminário, em novembro – em data e local a serem definidos -, para capacitar empresas na elaboração dos balanços sociais.
As inscrições para o I Prêmio Balanço Social são gratuitas e devem ser feitas até 30 de agosto. Mais informações em www.premiobalancosocial.org.br ou pelo correio eletrônico balancosocial@terra.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer