Autor original: Rogério Pacheco Jordão
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
O I Encontro Brasileiro de Entidades Filantrópicas em Câncer de Mama, que será realizado de 13 a 15 de agosto (com inscrições até 30 de julho), no Rio Poty Hotel, em Teresina, no Piauí, vai reunir entidades sensibilizadas com a problemática do câncer de mama no Brasil. O evento, que será o primeiro de uma série, é organizado pela Fundação Maria Carvalho Santos, instituição filiada à União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama). O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre as entidades ligadas ao tema do câncer de mama, bem como reunir propostas que visem a uma melhor qualidade de vida dos pacientes.
“Existem muitos grupos dispersos no Brasil. Esse encontro é uma oportunidade para tornar a Unamama mais conhecida entre as entidades presentes, e para que as organizações possam trabalhar juntas e não isoladas nos seus estados”, diz o Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos (que promove atividades na área de saúde e prevenção de doenças). No encontro, as entidades trocarão experiências, agregando, dessa forma, conhecimento para um melhor combate à doença no país. Em 1999, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 8.104 mulheres morreram em todo o Brasil vítimas do câncer de mama. Campanhas de prevenção e assistência adequada estão entre as prioridades das organizações.
Haverá palestras com especialistas em mastologia e representantes de organizações de combate ao câncer de mama, stands para divulgação de entidades, uma exposição de artistas sobre o tema “mama”, apresentações de vídeo, debates, conferências, lançamentos de livros e oficinas de direito, fisioterapia, psicologia, nutrição, sexualidade, farmácia, cuidados e orientações gerais.
Também haverá espaço para médicos, pacientes, familiares, voluntários e profissionais sensibilizados com o tema. Algumas aulas serão voltadas especialmente para essas pessoas. No último dia do evento, haverá um curso para voluntários, com a apresentação de experiências, dinâmicas de grupo e oficinas de sensibilização.
Documento será entregue ao ministro da saúde
O Encontro deverá elaborar um documento reunindo idéias e sugestões da sociedade civil organizada de ações para melhorar a adaptação social das pessoas que enfrentam o câncer de mama (vítimas, muitas vezes, de preconceito e desinformação). Serão dez itens, com compromissos e também propostas de leis para todo o país. Essa carta de intenções será assinada pelas pessoas presentes ao evento e deverá ser entregue, no dia 14 de agosto, ao ministro da Saúde, Barjas Negri, à Frente Parlamentar de Cancerologia e outras autoridades competentes, por ocasião da abertura da IV Jornada Nordeste de Mastologia (organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, em Teresina, Piauí).
Além das entidades brasileiras, estarão presentes ao Encontro representantes da Fundação Komen, dos Estados Unidos, da Europa Donna, da Itália, e da Deutsche Krebshilfe, da Alemanha. “Através desses convidados, poderemos adquirir informações sobre o que as organizações de outros países estão fazendo em relação a essa questão”, diz Santos. Entre os apoiadores do evento estão o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer e a Associação Viva a Vida. Ao final do encontro, será escolhida a entidade que organizará o próximo encontro. Segundo Santos, a expectativa é de promover esse encontro a cada dois ou três anos.
As inscrições para o I Encontro Brasileiro de Entidades Filantrópicas em Câncer de Mama podem ser feitas até o dia 30 de julho. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas através da Fundação Maria Carvalho Santos, pelo correio eletrônico info@fontedasolidariedade.com.br, pelo telefone (86) 221-8944 e na página www.fontedasolidariedade.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer