Você está aqui

O Seu Reciclável Vira Dignidade

Autor original: Rogério Pacheco Jordão

Seção original:

Você tem algum produto em casa no qual não vê mais nenhuma utilidade? Que tal utilizá-lo para uma ação que envolve, ao mesmo tempo, reciclagem, conscientização ambiental, divulgação de projetos sociais e transformação social? Através de uma estratégia criativa, a campanha O Seu Reciclável Vira Dignidade quer mobilizar a população em benefício do meio ambiente e da própria sociedade. Lançada no último dia 28 de junho, em Brasília, a campanha pretende transformar lixo em atividades educativas, de prevenção à violência e de geração de renda, a partir da reciclagem e venda dos materiais que serão coletados em vários postos de recolhimento distribuídos pelo Distrito Federal. Os recursos obtidos com a campanha serão investidos em organizações que atuam na área social.

A iniciativa é de organizações do Fórum de Ações Casadas de ONGs e Projetos, criado em abril deste ano pela Agência Betinho de Desenvolvimento e pelo Banco de Projetos Sociais (BPS). Com o objetivo de trabalhar de forma integrada para suprir as necessidades de cada uma delas, essas organizações pensaram em estratégias para buscar recursos de forma criativa. "Daí surgiu a idéia de elaborar a campanha O Seu Reciclável Vira Dignidade", conta Reginaldo Rispoli, que é consultor do BPS e participa da organização da campanha. As organizações do Fórum que serão beneficiadas pela campanha são a Associação Atlética Santa Maria, que tem uma escola de futebol para crianças e jovens, atendendo atualmente 200 alunos, em Pernambuco; o Grupo Interagir, de fomento e articulação de atividades voltadas para a juventude do Distrito Federal, que realiza fóruns, debates e oficinas em escolas (e que são também responsáveis pela manutenção do Portal do Protagonismo Juvenil (www.protagonismojuvenil.org.br); o Lazer na Escola, um projeto de abertura das escolas durante os finais de semana, como forma de prevenção à violência, e que realiza atividades comunitárias dentro das escolas, em Pernambuco; o Grupo Azulim, um grupo de jovens do Distrito Federal que trabalha na mobilização e conscientização da juventude através da cultura hip-hop; e a Cooperativa 100 Dimensão, uma cooperativa do Distrito Federal de artesãos e catadores de lixo. A 100 Dimensão ajudou a pensar como realizar a campanha (como escoar os materiais coletados, onde armazenar etc.) Depois dessa campanha, o Fórum deve formular estratégias para beneficiar as outras entidades participantes.

Material a ser recolhido inclui latas e revistas

A campanha O Seu Reciclável Vira Dignidade, que vai até o dia 10 de setembro, tem como objetivos colaborar para o desenvolvimento do trabalho das entidades envolvidas na campanha; divulgar o trabalho dessas entidades junto à população; dar uma destinação adequada a materiais que seriam despejados em lugares impróprios e/ou poluir o meio ambiente; e sensibilizar a opinião pública sobre a questão dos recicláveis.

Os materiais que estão sendo recolhidos são latas de alumínio, revistas em quadrinhos, garrafas plásticas e de vidro, moedas e notas antigas, cartões telefônicos, ferro, cobre, chumbo e outros metais, cartuchos de impressora, panelas, LPs, CDs, fitas de vídeo e livros. Alguns materiais serão aproveitados pela Cooperativa 100 Dimensão, que executa obras de arte em materiais reciclados, confecção de papéis, móveis e adornos. Juntamente com os outros materiais coletados - que deverão atrair colecionadores - essas obras serão vendidas em feiras realizadas pelos próprios organizadores da campanha. Os livros vão para projetos de educação realizados pelas entidades envolvidas. Os produtos que não forem escoados serão armazenados em galpões, espaço cedido por empresas de construção.

Segundo Danilo Farias, que faz parte da equipe de comunicação do Grupo Interagir e da organização da Campanha, os recursos obtidos com a venda desses materiais serão destinados ao desenvolvimento das organizações e à infra-estrutura necessária para que elas possam buscar novos recursos. No Grupo Interagir, os recursos deverão ser investidos na compra de computadores; na Associação Atlética, em manutenção e na compra de bolas e outros materiais para a escolinha; no Azulim, para eventos de sensibilização contra drogas e violência; na 100 Dimensão para cobrir a manutenção do galpão; e no Lazer na Escola, para o pagamento de profissionais e compra de materiais. "Além disso, com a participação da população, a cidade estará mais limpa, pois os materiais que costumam ser jogados no chão, como cartões telefônicos, terão uma destinação mais adequada", diz Danilo. Portanto, quem tiver materiais em desuso que possam ser reciclados ou reutilizados, basta levá-los a um dos postos de recolhimento da campanha, e contribuir para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Postos de Recolhimento

Há postos de recolhimento distribuídos em diversos pontos estratégicos do Distrito Federal: na Rodoviária (Agência Betinho), em todas as agências do Banco de Brasília no Distrito Federal, na Polígono Engenharia (SAAN Qd 2 lt 730), na Villela Engenharia (SAAN Qd 2 lt 1370), e nos postos da rede Gasol - Plano Piloto (Asas sul e norte), Lago sul, Lago norte Taguatinga, Canaã (Cruzeiro) e SIA. Para que a população se informe mais sobre os objetivos da campanha e tome conhecimento dos projetos beneficiados, serão distribuídos nos postos de coleta materiais de divulgação como folhetos, cartazes, camisetas e faixetes.



 

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer