Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
O conceito de consumo sustentável engloba a mudança de atitude do cidadão ao consumir. É adquirir a consciência de que se não forem preservados, os recursos naturais irão se extinguir e dessa forma as gerações futuras serão prejudicadas em sua saúde e conforto.
Essa mudança não é difícil, exige apenas maior atenção com o meio ambiente e com os produtos consumidos. Entre as medidas a serem tomadas estão minimizar o uso de recursos não renováveis, como minerais e combustíveis fósseis; evitar desperdícios de recursos renováveis como água; conservar a diversidade biológica. De acordo com María Elena Hurtado, da Consumers International, “uma produção mais verde, ou seja, reduzir ou reformular a quantidade de material e energia empregados na produção” é outra solução. Além dessas, o maior uso de serviços (troca de cartas impressas pelo correio eletrônico e o uso de transporte público, por exemplo), a redução e redistribuição do consumo (taxação de produtos descartáveis para financiamento de outros sustentáveis) são necessários.
Como afirma Andy Roberts, também da Federação de Consumo Sustentável, “um dos direitos dos consumidores é o direito a um meio ambiente saudável. Ao mesmo tempo, os consumidores têm a responsabilidade de proteger o meio ambiente e usar seu considerável poder econômico e político para produzir as mudanças necessárias para reorientar a sociedade a uma direção ambientalmente mais responsável. Os grupos de consumidores devem não só participar, mas também guiar a sociedade a ela”.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer