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Transformando com arte

Autor original: Rogério Pacheco Jordão

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá financiar, por meio do Transformando com Arte - Modalidade de apoio a Arte e Cultura, Linha de Educação do Programa de Apoio a Crianças e Jovens em Situação de Risco Social, até 30 projetos sociais que utilizem arte e cultura no atendimento a jovens e crianças. As propostas podem chegar a R$ 200 mil e as inscrições vão até 30 de agosto. O Programa utiliza recursos não reembolsáveis do fundo social do banco.

O objetivo do banco é apoiar projetos e metodologias de trabalho que procurem promover o acesso e dar maior oportunidades na área de arte-educação, além de formar redes de trabalho e informação sobre o tema.

Podem participar instituições sem fins lucrativos públicas e privadas, inclusive fundações, desde que não estejam vinculadas a grupos econômicos. Todas as inscritas devem trabalhar diretamente com crianças e jovens de famílias de baixa renda e desenvolver atividades em qualquer modalidade de arte e cultura, mesmo que indiretamente. Também estão aptas companhias profissionais (de arte) que apresentem projetos dessa modalidade a serem desenvolvidos com o público-alvo e instituições que desenvolvam metodologias de capacitação de professores da rede pública e de monitores.

Podem ser financiadas ações voltadas para a formação de platéias, formação e capacitação de multiplicadores e monitores, desenvolvimento de atividades sócio-educativas e de capacitação de jovens, compra de materiais, divulgação de metodologias, serviços técnicos especializados, produção de peças teatrais, vídeos, CD´s, entre outras propostas. Os recursos não podem ser utilizados na construção de obras civis e aquisição de imóveis. "O investimento não é para custeio nem patrocínio. As organizações devem ter projetos", afirma Claudia Soares Costa, gerente do Transformando com Arte.

Ficha de inscrição

A ficha de inscrição, disponível na página do BNDES (ver link ao lado), pede dados gerais da instituição e específicos do projeto. O BNDES deverá utilizar estas informações para a realização de uma pesquisa e um banco de dados, dedicado ao conhecimento e divulgação de projetos sociais voltados para a infância e juventude.

As propostas serão analisadas de acordo com a experiência da instituição, a originalidade do projeto, seu potencial de multiplicação, viabilidade de execução, relação custo-benefício, estímulo ao empreendedorismo dos jovens, quantidade de beneficiados e articulação com políticas públicas. Será dada prioridade a atividades em regiões urbanas carentes e municípios do interior de estados com poucos equipamentos culturais públicos. Outros critérios são o potencial de inserção das atividades no ensino público e sua melhora de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Serão beneficiados até 30 projetos com orçamento entre R$ 10 mil e R$ 200 mil, divididos em duas categorias. Na categoria A serão 20 projetos de instituições que trabalhem diretamente com atividades educativas por meio de arte e cultura. Na B, entrarão dez projetos de instituições que atendam ao público-alvo por meio de outras atividades e que desenvolvam projetos de arte e cultura aplicados aos objetivos de sua ação, companhias profissionais que trabalhem com crianças e jovens e organizações desenvolvedoras de metodologias de capacitação ou do setor público que desenvolvam ações educativas. O BNDES entrará com 100% do valor quando o custo do projeto for de até R$ 100 mil. Quando o valor for superior, o banco investirá até 80% e a instituição deve apresentar e comprovar contrapartida financeira.

Entre os projetos já financiados pelo banco estão o carioca AfroReggae, o baiano Pracatum e a cearense Edisca. A avaliação será feita por uma equipe interna da Área de Desenvolvimento Social do BNDES, mas a decisão final caberá à diretoria do banco. Os resultados serão divulgados na última semana de novembro e os recursos serão repassados a partir de janeiro de 2003.

Marcelo Medeiros

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