Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Quando se pensa em programas com foco em gênero, saúde sexual e reprodutiva, geralmente encontramos iniciativas de conscientização de mulheres adultas ou adolescentes, sobre os seus direitos e o cuidado com o próprio corpo. O que talvez esteja faltando seja incluir os homens neste debate – que, afinal de contas, tem como finalidade melhorar a qualidade de vida de todos, independentemente de sexo. Para preencher esta lacuna – e pensando no papel fundamental dos homens para mudanças com perspectiva de gênero -, o Instituto Promundo está organizando a conferência internacional "Homens Jovens como Aliados na Promoção de Saúde e Eqüidade de Gênero", que será realizado de 27 a 30 de agosto, no Rio Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro (RJ). O prazo para as inscrições vai até o dia 20 de agosto, mas poderá ser prorrogado, se houver vagas.
Voltada para indivíduos e organizações que trabalham ou estejam interessados em trabalhar na área de gênero e saúde do adolescente, a conferência terá tradução simultânea para o Português, Inglês e Espanhol. Homens e mulheres jovens de diversos países terão a oportunidade de partilhar as suas experiências e pontos de vista, em busca de uma melhor qualidade de vida para ambos. A Promundo é uma instituição não-governamental que atua na área de saúde pública, direitos humanos, prevenção de Aids e desenvolvimento social.
De acordo com Patrícia Abecassis, organizadora do evento e coordenadora de comunicação do Promundo, um dos temas focalizados pela conferência será o do autor da violência de gênero, que, por razões socioculturais, é geralmente o homem. "O evento visa disseminar ações que façam os homens pensarem sobre como eles se relacionam com a sua própria sexualidade e com as questões de gênero, questionem valores tradicionais, e vejam que eles têm um papel importante na promoção de saúde (principalmente sexual e reprodutiva) e eqüidade de gênero", diz.
Pesquisas serão apresentadasOrganizada em colaboração com a Organização Pan-Americana de Sáude (OPAS/OMS), o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP) e a Federação Internacional de Paternidade Planejada (IPPF/WHR), a conferência incluirá a apresentação de pesquisas recentes, bem como relatos de experiências de diferentes países. Através de palestras e mesas redondas, serão discutidos assuntos como paternidade, gênero, masculinidade, saúde sexual reprodutiva e violência, com a presença de pesquisadores e indivíduos que trabalham na área de programas voltadas para essas áreas, em organizações governamentais e não-governamentais.
O evento se baseia na proposta de uma das iniciativas do Promundo, a área "Adolescentes, gênero e saúde", que testa e dissemina técnicas para trabalhos com homens jovens e adolescentes, de 15 a 24 anos, na área de saúde sexual e reprodutiva. Marcos Nascimento, coordenador dessa área, cita como exemplo o projeto "De jovem para jovem", desenvolvido pelo Promundo, que capacita jovens de comunidades de baixa renda a levarem os temas em questão para serem debatidos em escolas, centros de juventude e fóruns de jovens da comunidade.
No último dia do evento, haverá uma capacitação para o uso de manuais desenvolvidos pelo Promundo. A oficina, com vaga para 100 participantes, visa fornecer a educadores e profissionais da área de saúde ferramentas práticas de como engajar homens jovens na promoção de saúde e eqüidade de gênero. Serão utilizados cinco manuais com os temas: "Saúde Sexual e Reprodutiva", "Paternidade", "Violência", "Razões e Emoções", e "Prevenindo e Vivendo com HIV/AIDS".
Haverá também a exposição de recursos tecnológicos e interativos, utilizados como mídia para alcançar homens jovens em relação aos temas debatidos. Serão apresentados CD-Roms, vídeos, jogos, páginas na internet, entre outras ferramentas desenvolvidas por organizações do mundo inteiro.
Segundo Marcos Nascimento, a idéia de masculinidade na nossa cultura é a origem de diversos problemas na sociedade – como o alto grau de mortalidade entre homens jovens relacionada a acidentes de trânsito e à violência. "Queremos estimular uma reflexão sobre o que é ser homem e desconstruir valores e preconceitos, a fim de promover a saúde de homens e mulheres, prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, prevenir a violência contra as mulheres e contra os próprios homens." O coordenador diz ainda que iniciativas nessa área podem influir na implementação de políticas públicas para a inclusão de homens jovens em programas específicos e para a capacitação de pessoas que trabalham com homens jovens.
A inscrição apenas para a conferência sai por R$ 400,00. Já para a conferência e capacitações, o preço é de R$ 650,00. Interessados que queiram participar da conferência podem obter mais informações sobre o evento, custos e como se inscrever em www.hostrio.com.br/homensjovens ou pelo correio eletrônico homensjovens@hostrio.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer