Autor original: Marcelo Medeiros
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“Sim, eu desejo enviar um e-mail de SOS agora! Não podemos continuar assim. Dez anos após a Conferência Mundial do Rio é hora de dizer chega. É hora de tomar uma real atitude e fazer algo por nosso planeta e pelas pessoas que vivem nele”.
Essas frases, que podem ser lidas em oito idiomas, fazem parte da convocação do WWF para a campanha eletrônica SOS Planeta, lançada recentemente em todo o mundo e que irá até o final da Cúpula pelo Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada em Johannesburgo, África do Sul, de 26 de agosto a 4 de setembro. Internautas são convocados a enviar mensagens eletrônicas para os chefes de Estado e governos presentes à conferência pedindo que tomem atitudes em relação à degradação do planeta. A intenção é fazer a sociedade civil ser ouvida na Cúpula. A campanha se concentra nas principais demandas do WWF (World Wild Life Fund) atualmente: uso sustentável da água e redução dos impactos das mudanças climáticas no planeta.
Há um texto padrão (acompanhando as mensagens do internauta) escrito em inglês e que fala sobre o precário acesso à energia de 2 bilhões de habitantes do planeta e pede que sejam privilegiadas fontes limpas e renováveis de geração de energia, além de pedir a conservação e o bom uso de fontes naturais de água.
As mensagens enviadas serão direcionadas primeiramente a um endereço central da organização ambientalista e depois reencaminhadas aos representantes dos países presentes. Durante a Conferência, as melhores mensagens serão exibidas em um painel eletrônico do WWF presente no Nasrec (local onde estarão reunidos todos os envolvidos com a Cúpula de Johannesburgo). Ao final, haverá uma entrega simbólica das cartas eletrônicas aos governantes.
Importante mecanismo de pressão
“É uma importante forma de pressão. Apesar da internet não ser acessível à maior parte da população, ela é expressiva. Chegar 30 mil e-mails enviados é algo bastante significativo no universo de usuários”, diz Analuce Freitas, coordenadora de políticas públicas da organização e uma dos quatro representantes do WWF Brasil em Johannesburgo. O número citado é a expectativa de mensagens participantes da campanha.
A SOS Planeta também produziu um comercial de 30 segundos e um longa metragem em três dimensões. Ambos procuram sensibilizar a população de diversos países quanto à questão ambiental, mas nenhum cinema ou televisão brasileira está exibindo as produções.
O WWF leva para a Cúpula duas propostas que privilegiam água doce e mudanças climáticas. A primeira, baseada num estudo feito em dez bacias hidrográficas ao redor do mundo -entre elas a do Alto Paraguai, no centro-oeste brasileiro-, conclui que “só trabalhando com as bacias em sua totalidade e não trechos isolados, é possível impedir a escassez de água projetada para as próximas décadas”. Por isso, a organização fará pressão para que os governantes garantam o uso sustentável e democrático dos recursos hídricos.
Já em relação às mudanças climáticas, o WWF defende a idéia de que ao menos 10% da energia utilizada no mundo venha de fontes renováveis até 2010, além de achar essencial o acesso a serviços de energia confiáveis, limpos e a preços acessíveis.
Participação do internauta é importante
A Cúpula é marcada pela polêmica. Os acordos firmados há 10 anos no Rio de Janeiro não foram todos cumpridos. As emissões de dióxido de carbono no mundo, por exemplo, aumentaram 10% desde 1992, enquanto o Protocolo de Kyoto, documento derivado da Eco-92, afirma que as emissões devem diminuir aos níveis de 1990 até 2012. Países desenvolvidos acordaram ajudar países em desenvolvimento com 0,7% dos seus PIBs (Produto Interno Bruto), a fim de concretizarem as aplicações da Agenda 21, mas nenhum levou adiante o compromisso até agora.
Essa falta de compromisso faz com que muitas organizações sociais não acreditem no sucesso da cúpula. Por isso a participação dos internautas é importante. A média de mensagens enviadas tem sido de quase mil por dia e esse número tende a crescer ainda mais com a proximidade da Cúpula. “As campanhas por e-mail são um instrumento de pressão que podem ajudar bastante o nosso trabalho. É claro que elas não são suficientes para se atingir objetivos, mas devem ser usadas para possibilitar a participação do cidadão comum em grandes causas, discutidas por chefes de Estado, mas com impacto sobre a vida de todos. De qualquer maneira, esse tipo de campanha global tem um peso significativo sobre encontros mundiais”, lembra Analuce.
A partir do endereço eletrônico www.wwf.org.br/participe/sosplaneta_principal.htm você pode enviar sua mensagem para os representantes dos governos de diversos países. É a sua vez de cobrar atitudes!
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