Autor original: Maria Eduarda Mattar
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Veja a seguir parte da introdução do Estudo Avaliativo dos 20 Anos de Prêmio Eco, encomendado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP) ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A pesquisa acabou por extrapolar seu objetivo inicial e se tornou uma das primeiras iniciativas a mapear a história da responsabilidade social no Brasil.
Apresentação
Em julho de 2002, a Câmara Americana de Comércio de São Paulo convidou o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) para realizar um estudo sobre os 20 anos do Prêmio ECO, por ela desenvolvido. Este estudo oferece algumas pistas interessantes e significativas sobre a trajetória da responsabilidade social no Brasil.
O Prêmio Eco
O mundo corporativo brasileiro vivia uma realidade muito diferente quando, em 1982, a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP), lançou o Prêmio ECO (Empresa-Comunidade). Iniciativa pioneira no Brasil, o prêmio vinha divulgar e dar visibilidade ao trabalho de empresas que se destacavam no campo social, incentivando outras a seguir seu exemplo.
Nestes 20 anos, o prêmio conta 1.363 empresas participantes, com 1.651 projetos inscritos, sendo premiados 111 projetos. Desde sua implantação, o total movimentado pelos projetos premiados somou US$ 2,7 bilhões.
Relatório Avaliativo
Este relatório é um estudo avaliativo, quali-quantitativo, dos projetos premiados nos anos de 1982 a 2001 - os 20 anos do Prêmio ECO.
Análise Geral
Em 20 anos de Prêmio ECO, cresceu o número de inscrições de empresas e foram premiados 111 projetos. Nosso universo de análise será de 97 projetos, dos 111 premiados. Os 14 projetos restantes foram Prêmios Especiais - Hors Concours e Prêmios do Júri - que serão tratados em um momento posterior, não sendo computados na tabulação dos dados de nossa análise. A primeira leitura dos projetos sinalizou para a necessidade de se fazer um corte analítico, dividindo o Prêmio em dois grandes momentos: o primeiro de 1982 a 1991 e o segundo de 1992 a 2001.
1982-1991
A primeira fase, com 47 projetos premiados, como todo movimento pioneiro, foi um momento em que os temas e estratégias não estavam ainda muito delimitados, o foco das ações quase inexiste, e a natureza das ações era ainda conservadora e compensatória. Juntas - empresas e sociedade civil - ainda tateavam na construção do melhor caminho para uma contribuição na transformação da realidade social brasileira.
1992-2001
Na segunda fase, de 1992 a 2001, definem-se com clareza cinco categorias de premiação. Neste período, foi premiado um projeto por categoria (50 projetos) e, eventualmente, foram concedidos Prêmios Especiais do Júri para projetos/ações que mereceram destaque (sete projetos/ações).
Para ler a íntegra do estudo, faça o download do documento.
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