Você está aqui

Plano de Ação da Cúpula de Johannesbugo já está delineado

Autor original: Rogério Pacheco Jordão

Seção original:

O Plano de Ação da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de Johannesburgo, que os chefes de governo devem assinar na quarta-feira (4/9), último dia do encontro, já esta delineado. O documento incluirá a intenção de reduzir a perda atual de biodiversidade, sem que sejam estabelecidas metas para isso. Ao mesmo tempo, os países vão desenvolver um mecanismo de salvaguardas e divisão de benefícios pela comercialização de produtos derivados de seus recursos genéticos.

Dos acordos previstos, o da biodiversidade é um dos mais polêmicos da conferência. Os países em desenvolvimento concordaram em estabelecer como meta a redução da perda de sua biodiversidade. Em troca, os países desenvolvidos concordaram em compartilhar os lucros que suas empresas detentoras de patentes auferem com a exploração da biodiversidade e do conhecimento de populações tradicionais, como os índios.

'Agora começamos o processo para desenvolver os instrumentos práticos que vão garantir a justa remuneração pelo uso de recursos genéticos e pelo conhecimento dos povos tradicionais', disse Marcelo Furtado, da ONG Greenpeace.

Fontes de energia

Mas o avanço na questão da biodiversidade não se refletiu na questão das fontes de energia. A meta de que todas as nações tivessem até 2010 pelo menos 10% de sua energia gerada por fontes renováveis, como a solar e a dos ventos, foi derrotada pelos grandes produtores e consumidores de petróleo. Eles incluíram no documento final da cúpula o estímulo a todas as fontes, citando especificamente os combustíveis fósseis e abrindo o caminho para a energia nuclear (que enfrenta a oposição de ONGs ambientalistas).

Discurso

Na manhã de segunda-feira (02/09) o presidente Fernando Henrique Cardoso discursou na Cúpula de Johannesburgo. Perante uma centena de chefes de Estado, o presidente brasileiro falou da criação da reserva ambiental de Tumucumaque, no Amapá (há duas semanas), defendeu a biodiversidade e o conhecimento tradicional dos povos. Criticou os subsídios à agricultura nos países ricos e cobrou dos organismos financeiros "um fluxo mais estável de capitais".

Informações

 Pra facilitar o acesso ao conteúdo das reuniões de Johannesburgo, o site da ONU que está acompanhando a Cúpula publica após o termino de cada reunião, um resumo de tudo o que foi discutido. Os resumos, em inglês, mostram todos os lances dos principais debates.

Pra ter acesso aos resumos é só entrar no site da ONU – Joanesburgo:

 http://www.un.org/events/wssd/summaries/

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer