Você está aqui

Água: fundamental para a vida; vital para o planeta

Autor original: Mariana Loiola

Seção original:

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) estão promovendo uma campanha nacional de mobilização para a Semana Interamericana da Água 2002 que, este ano, será realizada entre os dias 12 e 19 de outubro. A campanha, que envolve entidades ligadas a três setores nos quais a questão da água é fundamental (meio ambiente, saneamento e saúde), tem como lema "Água: Não ao desperdício; Não à escassez". Debates, palestras, atividades educativas e mutirões para retirada de lixo na beira de rios são algumas das atividades que já estão sendo realizadas.


É o primeiro ano em que todos os estados do Brasil estão participando da mobilização. Por meio das entidades ligadas à Abema (que congrega órgãos ligados ao meio ambiente de governos estaduais, como Institutos e Secretarias) e à Abes, serão realizadas atividades que envolvam o maior número possível de participantes de governos, entidades civis, organizações não-governamentais, associações de classe, sindicatos e afins. A campanha é descentralizada e cada núcleo é independente para promover suas atividades. O tema da iniciativa nacional é "Água: Fundamental para a vida; Vital para o Planeta".

Usuários devem fazer sua parte

Cecy Oliveira, que participa da coordenação nacional da Semana Interamericana da Água como editora da revista digital Água On Line, diz que a idéia é divulgar todos os usos importantes da água. "Os usuários também podem e devem fazer a sua parte, usando racionalmente a água", acrescenta.


A mobilização acontece em todos os países do continente através de pessoas, organizações e agências internacionais como a Opas, a Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e as Associações de Engenharia Sanitária dos países latino-americanos e do Caribe.


A Semana Interamericana da Água tem como objetivos destacar a relação entre a qualidade desse recurso natural e a boa saúde; conscientizar a população sobre o uso adequado e eficaz; desenvolver atividades relacionadas à água para as comunidades em geral; fomentar a participação de governos, de organismos internacionais, de organizações não-governamentais, do setor privado e de toda a sociedade em ações relativas à conservação e à recuperação da água. "A proposta da Semana Interamericana da Água é, ao mesmo tempo, fazer uma celebração da água e alertar para a sua importância e fragilidade, e para a necessidade de sua preservação como elemento fundamental à sobrevivência do homem e do planeta", diz Cecy.

América Latina e Caribe: muita água, pouca administração

De acordo com as entidades envolvidas na iniciativa, os países da América Latina e Caribe possuem água em abundância, ao contrário de outras regiões do mundo. No entanto, esse recurso natural não está distribuído uniformemente, além de não ser bem administrado.


No Brasil, um dos fatores que prejudicam o acesso equilibrado à água, segundo Cecy, é a má distribuição geográfica. "No Brasil, os maiores caudais estão em áreas de pouca densidade habitacional", diz. O país precisa enfrentar outros graves problemas como a poluição (principalmente por esgotos domésticos) e os elevados índices de desperdício doméstico e industrial.


Segundo Cláudio Langoni, presidente da Abema, além da consolidação nacional, a importância da mobilização deste ano no Brasil é a oportunidade de trazer o tema da água para a pauta eleitoral. "O volume de recursos investidos pelo governo na área de saneamento diminuiu radicalmente nos últimos anos. Vamos aproveitar a época eleitoral para destacar a água como elemento político central para o próximo governo, pois produz reflexos nas áreas da saúde, da preservação ambiental e do desenvolvimento econômico", afirma.


Os materiais de divulgação da campanha, incluindo cartilhas e cartazes, estão sendo distribuídos pelas Abes regionais e pelos órgãos ambientais dos estados, que atuam na campanha junto à Abema. Mais informações pelo correio eletrônico abema@abema.org.br ou abes@abes-dn.org.br. O material que está sendo utilizado este ano também pode ser encontrado na revista digital Água On Line (www.aguaonline.com.br).


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer