Você está aqui

O espaço da cidadania no rádio comercial

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Além das rádios feitas pelas mãos da população em geral, há também no dial espaço para programas voltados para a cidadania nas rádios oficiais. É o caso do veterano – e ameaçado - Escola Brasil, no ar desde 1997, tendo conseguido, nos seus cinco anos de vida, criar um canal independente de discussão e reivindidação sobre a educação no país todo. O rádio, como o meio de maior penetração nas áreas rurais, leva os programas do Esola Brasil, diariamente das 6h30 às 7h, aos cantos onde discussão crítica sobre o governo e sua política de educação não são uma constante. O principal mérito do programa é prestar um serviço ao ouvinte, trazendo à tona suas reivindicações sobre a escola pública, conscientizando e informando sobre as obrigações do Estado, promovendo entrevistas com prefeitos e ajudando a população a cobrar – e conseguir - seus direitos.

Surgido a partir da iniciativa do jornalista Airton Medeiros, numa época em que eram investigados desvios de verba do Fundo de Valorização do Magistério, o Fundef, o programa Escola Brasil resultou na ONG Escola Brasil, fundada em maio de 2002. Além de continuar desenvolvendo o programa radiofônico diário, a intenção é capacitar profissionais do rádio e jornalistas para a promoção de educação e cidadania; buscar sustentabilidade e ampliação das ações, bem como desenvolver outros programas de comunicação que contribuam para a defesa do direito à educação para crianças, jovens e adultos.

No entanto, o programa corre o risco de não continuar. O contrato com o Fundescola (Fundo de Fortalecimento da Escola) - patrocinador do programa e ligado ao Ministério da Educação – termina em 28 de setembro e o órgão alega falta de verbas para continuar financiando o Escola Brasil. A direção atualmente procura patrocinadores para bancarem os R$ 75 mil de custo de cada edição do programa. Para conhecer o segredo do sucesso do Escola Brasil é só sintonizar, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h na Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHZ), ou de 8h às 8h30, na Rádio Nacional da Amazônia. Na Internet, qualquer edição pode ser ouvida pela página www.fundescola.org.br. Todas as rádios comerciais e comunitárias podem retransmitir o programa sem ônus financeiro. Para entrar em contato com a produção do programa, o telefone é (61) 327 1722 ou pelos e-mails airton@escolabrasil.com e marcia@escolabrasil.com.

Maria Eduarda Mattar

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer