Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Entre os dias 7 e 11 de outubro, São Paulo sediará o seminário internacional "Construindo uma Cultura Planetária: Paz e Cidadania Global". O evento é, também, o Segundo Encontro da Rede Global de Educação para a Paz – o primeiro, patrocinado pela Unesco, ocorreu há dois anos em Genebra, na Suíça. A Rede agrega cidadãos e instituições preocupadas em desenvolver projetos educacionais voltados para a disseminação de uma cultura de não-violência. "Isso envolve questões globais, que atingem cada ser do planeta, como segurança, justiça econômica e sustentabilidade", diz Carlos Emediato, diretor do Instituto de Estudos do Futuro e coordenador do seminário. O evento – em que serão expostos mais de 200 projetos de 130 ONGs de várias partes do mundo – é aberto a todos os interessados (veja como se inscrever ao final desta reportagem).
A Rede – cujo núcleo dinamizador é formado por doze instituições (veja lista abaixo) e foi formada em 1993 - é um espaço onde seus integrantes trocam experiências e melhoram a qualidade dos seus projetos de educação para a paz. O objetivo no longo prazo é a criação de um movimento global que incentive novas visões e valores voltados para o fortalecimento de uma cultura de paz no planeta. O papel da educação – entendido pelos organizadores como um "processo social amplo" - é considerado central. Para os participantes, a educação não se resume à implementação de propostas pedagógicas, mas envolve aprendizagem, comunicação, produção cultural, família e desenvolvimento de comunidades.
O eventoSegundo Emediato, a pergunta para os participantes "o que vocês andam fazendo para contribuir para a construção de uma cultura de paz?" vai nortear o evento. A primeira parte do seminário acontecerá entre os dias 7 e 9 de outubro no SESC Vila Mariana e terá a apresentação de projetos, atividades interativas sobre educação e treinamento de professores sobre temas como percepção do corpo, arte, ética, resolução de conflitos, meio ambiente, telecomunicações, programas de intercâmbio, comunidades internacionais, entre outros. A partir das apresentações e discussões, será produzido um "livro de aprendizagem".
A segunda parte se desenvolverá nos dias 10 e 11, no Parlamento Latino Americano (Parlatino), com sessões abertas ao público. Conferências, painéis e grupos de trabalho enfocarão a contribuição das religiões do mundo, mídia, organizações internacionais e instituições educacionais para a construção de uma cultura de paz. O principal objetivo será formar um relatório de consenso sobre princípios, diretrizes e ações institucionais, que serão recomendados aos representantes de agências da Nações Unidas, governos e ONGs presentes no evento. Haverá tradução em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e português.
Instituições que trabalham com projetos inovadores e campanhas direcionados às crianças e jovens, escolas (incluindo artes, esportes, educação ambiental), treinamento de professores, comunicação (incluindo mídia e Internet), produção cultural, família e desenvolvimento de comunidades, podem se inscrever gratuitamente para o evento, enviando resumo de seu projeto para redepaz@redepaz.org.
O formulário para inscrição está disponível na página www.redepaz.org. Os projetos que estiverem de acordo com a proposta de trabalho da Rede Global terão seus resumos disponibilizados para os demais participantes do encontro.
Mais informações pelo telefone (11) 3064-4630.
Núcleo dinamizador da Rede Global de Educação para a Paz |
Associação Palas Athena Bahá’i Community Brahma Kumaris Spiritual University Club of Budapest Conselho Nacional dos Secretários de Educação Dhammakaya Foundation Fundación Ninõs Unidos para el Mundo Fundación Tercero Milênio Institute for Future Studies Institute for Planetary Synthesis International Institute for Global Education Willis Harman House |
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer